Mundo Vino

Ânforas misteriosas encontradas em caverna

Arqueólogos descobrem ânforas “misteriosas” em caverna submarina


 

 

Arqueólogos encontraram cerca de 200 ânforas de vinho em uma caverna subaquática nas Ilhas Baleares, chamada Fuente de Ses Aiguades. Não se sabe ainda explicar o porquê de elas estarem lá, mas uma explicação possível é que foram deixadas como parte de algum ritual antigo, como oferendas aos deuses. 

LEIA MAIS

» O mundo é uma ânfora

» O que é vinho de talha?

A caverna foi explorada pela primeira vez em 1998 e foi investigada pela última vez em 2000. Recentemente, membros da Pesquisa Arqueológica Subaquática nas Cavernas de Mallorca liderados por Manuel Fumás usaram novas tecnologias para reexaminar a caverna. Ela tem cerca de 180 metros de comprimento e está cheia de estalactites e muitas câmaras de ar. Existem vários eixos verticais e eles só podem ser alcançados usando um sistema de polias. 

Os arqueólogos usaram o escaneamento 3D para mapear a caverna e descobriram aproximadamente 200 ânforas antigas que quase certamente datam do período romano, quando o comércio marítimo internacional floresceu. É provável que as ânforas tenham sido deixadas por marinheiros na caverna. 

água na caverna tem 14 metros de profundidade, metade é de água doce e o restante é de água salgada, e eles não se encontram. Isso é incomum e pode ter feito os antigos pensarem que o fenômeno tinha alguma associação com os deuses. 

Além das ânforas, também foram encontrados restos de animais extintos. Acredita-se que os ossos sejam os restos mortais de um Myotragus, uma espécie de cabra. O Myotragus foi extinto  aproximadamente 5.000 anos. 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

 

Da redação

Publicado em 4 de Outubro de 2020 às 17:00


Notícias vinho ânforas caverna

Artigo publicado nesta revista