Mundovino

Após julgamento, Angélus se retira da classificação de Saint-Émilion

O Château Angélus se tornará a terceira propriedade Premier Grand Cru Classé A a se retirar do sistema de classificação de Saint-Émilion

por Glaucia Balbachan

O Château Angélus se tornará a terceira propriedade Premier Grand Cru Classé A a se retirar do sistema de classificação de Saint-Émilion

Château Angelus decide sair da classificação -  Angelus borne© Deepix

O château Angélus era até então um dos quatro classificados em Saint-Émilion como um Premier Grand Cru Classé A. Porém, desde 2012, antes disso, era um Premier Grand Cru Classé B, desde 1996.

» O que fazer quando a rolha quebra dentro da garrafa?

No entanto, este ano decidiu se retirar da classificação, após a decisão de um tribunal criminal de Bordeaux no mês passado multar o coproprietário da propriedade Hubert de Boüard, depois de considerá-lo culpado de um conflito ilegal de interesses durante a elaboração da própria classificação em 2012, quando o Château foi elevado de categoria.

Na época, Boüard ocupava um cargo sênior no órgão nacional de denominação, o INAO.

Em uma entrevista publicada ontem com a filha de Boüard, Stephanie de Boüard-Rivoal, a 8ª geração da família que assumiu a administração da propriedade em 2012, lamentou o sistema atual, que não era adequado aos desafios da denominação.

Como resultado, o château manteria o foco na tarefa principal, que é cuidar do terroir para produzir grandes vinhos.

"É uma pena virar as costas para a meritocracia, é uma escolha possivelmente penalizante e prejudicial para todos os Bordeaux e para um ranking ao qual devemos tanto", disse ela.

A classificação foi criada em 1955 como algo competitivo a ser renovado a cada década por um painel independente de especialistas com base em critérios, dando um peso significativo à degustação dos próprios vinhos. No entanto, ao longo dos anos, mostrou-se controverso.

Antes, os Châteaux Cheval Blanc e Ausone já haviam se retirado da classificação alegando que a qualidade dos vinhos foi deixada de lado em prol de características como fama e redes sociais.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas