Mundovino

Argentino Sergio Calderón é eleito melhor sommelier do mundo

A eleição foi feita pela associação Les Grandes Tables du Monde que reúne mais de 180 restaurantes

por Glaucia Balbachan

Sergio Calderón vence o prémio de melhor sommelier do mundo.  (Imagem retirada de Le Suquet).

Sergio Calderón vence o prémio de melhor sommelier do mundo.  (Imagem retirada de Le Suquet)

Com 30 anos de trabalho dedicados à família dos chefs franceses Bras, Sérgio Calderón foi escolhido o melhor sommelier do mundo pela associação Les Grandes Tables du Monde, instituída por mais de 180 restaurantes reputados.

O sommelier argentino reconhecido por sua abordagem muito livre ao vinho e sem preconceitos, pisou em terras francesas pela primeira vez, aos 21 anos e começou a trabalhar diretamente com a família Bras, responsável pelo restaurante Le Suquet em Laguiole, no centro de França.

» As 10 regras de ouro da harmonização (e cinco erros comuns no casamento de vinhos e pratos)

O Le Suquet conquistou três estelas Michelin até 2018, ano em que foi retirado do respeitado guia a pedido de Sébastien Bras, que assumiu o restaurante dez anos antes, porque queria ter liberdade e sofrer menos pressão.

Admirável por sua simplicidade e elegância, Calderón conta na reinauguração do restaurante, em maio, que a maioria das garrafas de vinho vendidas têm preços acessíveis e são de fácil entendimento. "Os consumidores de vinho de grandes marcas ficarão confusos. Aqui no Le Suquet, as marcas conhecidas ficam em segundo plano. Damos preferência aos produtores locais”, afirmou.

A associação Les Grandes Tables du Monde também reconheceu como o melhor chef do mundo, o francês Daniel Boulud, do restaurante Daniel, situado em Nova Iorque há quase três décadas.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Assine ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas