Arqueologia

Arqueólogos descobrem vinícola às margens do Rhône

Construída no início da era cristã, vinícola nas margens do Rhône é obra dos romanos

INRAP
INRAP

por Silvia Mascella

Era para ser um estacionamento de caminhões para uma das mais importantes empresas européias de reciclagem de papel, mas a obrigatoriedade de um estudo arqueológico no terreno de mais de 16 mil metros na margem do rio Rhône, na França, descobriu um sítio histórico com quase dois milênios de idade.

As escavações em Laveyron começaram em maio de 2023 e revelaram uma enorme construção que deve ter sido erguida no século I antes de Cristo e que passou a abrigar, logo em seguida, uma vinícola com propósitos comerciais, dado o tamanho da construção dedicada `as áreas produtivas, além de algumas vilas para trabalhadores.

LEIA TAMBÉM: Os vinhos clássicos do Vale do Rhône

Até o momento os arqueólogos do INRAP (Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas), descobriram muitos fragmentos cerâmicos de dolias (antigos recipientes para vinho), potes de terracota e ânforas, que dão a entender que a área era utilizada na fabricação do vinho.

A estrutura física também aponta que, durante o reinado do imperador Augusto (que terminou no ano 14 da era cristã), os romanos construíram nesse local três grandes cômodos, um pátio, galerias subterrâneas que sugerem espaços para o armazenamento do vinho, grandes lagares para coletar o sumo das uvas e até mesmo prensas.

LEIA TAMBÉM: Tumba de rainha egipcia tem ânforas fechadas de vinho

Alguns dos artefatos coletados também são sugestivos de recipientes de madeira para armazenamento de vinho. Os pesquisadores ainda não podem dizer que tipo de vinho era feito no local até que as análises completas dos fragmentos sejam finalizadas, mas especulam que era o vinum picantum, um vinho da antiguidade romana muito valorizado.

As escavações devem durar até janeiro de 2024 e é provável que o espaço se torne mesmo um estacionamento de caminhões. No entanto, fica a realização de que os vinhos do vale do rio Rhône são apreciados pelos homens há quase dois mil anos.

Assista abaixo o vídeo feito pela equipe da INRAP no local.

palavras chave

Notícias relacionadas