O primeiro vinho de Patrick Bruel chegará ao mercado em 2023 e segue a linha orgânica
por Redação
O cantor e ator francês Patrick Bruel revelou um novo rosé orgânico de seu Domaine de Leos na Provença, produzido em parceria com a Rhône vigneron. O Domaine de Leos Cuvée Augusta Rosé 2022 é uma mistura de Grenache, Bourboulenc e Vermentino e deverá custar algo próximo dos 20 dólares. A previsão é estar disponível na primavera de 2023.
O trabalho foi inspirado na visão de sustentabilidade de Bruel, que se preocupou com a reestruturação, plantio e agricultura orgânica das vinícolas históricas situadas em altitude em Ventoux, Luberon e Alpilles, em mais de 100 hectares.
Tanto o edifício histórico do século XII, localizado ao lado de olivais, quanto as vinhas e sobreiros e trufas há anos abandonados foram preservados, para permitir uma recomposição sustentável. Embora tenha adquirido a propriedade em 2007, o plantio de 32 hectares ocorreu apenas em 2019.
O projeto contou com o apoio de Nicolas Jaboulet, um viticultor de sexta geração do norte do Ródano, que é proprietário da Domaine Les Alexandrins.
Com os primeiros vinhos rosé, Bruel agora produz séries de azeite, mel, compostas, alfazemas e até mesmo cosméticos à base de ingredientes naturais. Se não fosse o bastante, além de ator e cantor, Bruel é ainda um jogador de pôquer famoso e comentarista de televisão da World Series of Poker. Com seu talento para boas apostas, acreditou no potencial do terroir nobre e a proposta de sustentabilidade cada vez mais presente.
O resultado foi um Rosé que combina sutilmente o frescor natural do Ventoux, os aromas precisos e elegantes do Luberon e a concentração e riqueza dos Alpilles. “Ele mostra um equilíbrio que vem da mistura astuta das variedades de uva - com Grenache que oferece sua estrutura soberba e poder aromático, Bourboulenc que confere opulência e Vermentino que contribui com um toque de entusiasmo e um final magnificamente fresco”, disse Jaboulet a Wine Spectator.