Mundovino

Beber cerveja antes do vinho melhora sua ressaca?

Pesquisa aponta que misturar as duas bebidas não evita a ressaca


[Colocar Alt]

Há quem acredite que beber cerveja antes de beber vinho ajuda a diminuir possíveis efeitos de uma ressaca. Pois é... Enfim, uma pesquisa, portanto, resolveu mostrar que não importa em que ordem você bebe, você ainda vai ter ressaca se beber muito. A teoria foi descartada por cientistas da Universidade Witten / Herdecke, na Alemanha, e da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Em seu estudo, a equipe recrutou 90 voluntários, com idades entre 19 e 40 anos, e dividiu em três grupos. O primeiro grupo consumiu cerca de dois litros e meio de cerveja, seguido de quatro grandes taças de vinho. O segundo grupo consumiu as mesmas quantidades, mas em ordem inversa. O terceiro grupo (controle) consumiu apenas cerveja ou apenas vinho.

Leia também:

Vinho tem glúten?

Nova geração troca cerveja pelo vinho

Consumo de álcool nos Estados Unidos deve aumentar

Uma semana depois, os participantes dos grupos de estudo um e dois inverteram a ordem das bebidas. Já os do grupo de controle que beberam apenas cerveja na primeira vez receberam apenas vinho no segundo dia de estudo (e vice-versa). Desta forma, os grupos não foram apenas comparados entre si, mas cada participante também fez seu próprio controle.

Os participantes foram questionados sobre o seu bem estar em intervalos regulares e foram solicitados a avaliar o nível percebido de embriaguez numa escala entre 0 e 10 no final de cada dia. Antes de ir para a cama, todos os participantes receberam uma quantidade individualizada de água potável refrigerada adaptada ao seu peso corporal e foram mantidos sob supervisão médica durante a noite.

No dia seguinte, os participantes foram questionados sobre sua ressaca e receberam uma pontuação de 0-56 (chamada Escala de Ressaca Aguda) baseada em fatores como sede, fadiga, dor de cabeça, tontura, náusea, dor de estômago, aumento da frequência cardíaca e perda de apetite.

Os pesquisadores descobriram que nenhum dos três grupos tinha uma pontuação de ressaca significativamente diferente, embora as mulheres tendessem a ter ressaca um pouco pior que os homens. “Não encontramos nenhuma evidência de que beber cerveja antes do vinho dá uma ressaca mais branda”, afirmou Jöran Köchling, da Universidade Witten / Herdecke.

Veja também:

+ Receita do drinque Bloody Mary, um santo remédio para ressaca

Da redação

Publicado em 24 de Abril de 2019 às 13:00


Notícias Ressaca Cerveja curar ressaca

Artigo publicado nesta revista

OPUS ONE

Revista ADEGA 161 · Março/2019 · OPUS ONE

VERTICAL ÉPICA COM TODAS AS 37 SAFRAS DO ÍCONE AMERICANO