Casal roubou 45 garrafas do restaurante Atrio, duas Estrelas Michelin, na Espanha. Entre as garrafas roubadas estavam raros Romanée-Conti e Château dÝquem

por André De Fraia
Após nove meses de investigações e muita perseguição, a polícia espanhola anunciou que prendeu na Croácia o casal acusado de roubar a adega do famoso restaurante Atrio, duas estrelas Michelin em novembro do ano passado.
O que ficou conhecido como “O roubo do século”, foi planejado aos detalhes pela dupla. Eles visitaram o restaurante por três vezes e depois utilizaram passaportes falsificados para fazer locar um quarto no hotel local.
O casal, formado por um romeno e uma vencedora do Miss-México, então jantou no restaurante Atrio e pediu um tour pela adega de renome internacional que que possui mais de 40.000 garrafas de vinho. A mulher então teria distraído os funcionários pedindo mais comida enquanto a cozinha já estava fechada.
Enquanto isso o homem se dirigiu à adega, usando uma chave mestra para entrar e fugiu com três mochilas cheias de vinho.

Ao todo, acredita-se que a dupla tenha roubado 38 garrafas de Romanée-Conti e sete de Château d'Yquem, uma das quais era a imensamente valiosa safra 1806, além dos anos 1883, 1884, 1891, 1899, 1900 e 1901.
Somadas, as garrafas têm um valor estimado de 1,6 milhão de Euros, ou cerca de 9 milhões de Reais.
A dupla saiu do hotel às 5h30 da manhã seguinte e deixou a Espanha alguns dias depois, viajando pela Europa nos meses seguintes, tentando despistar as autoridades.
Em um comunicado, os proprietários do renomado restaurante disseram: “Eles roubaram parte do nosso legado. Roubaram parte da nossa história que fizemos com muito esforço. Mais do que um roubo, é como se nos tivessem forçado, nos amordaçado e nos espancado. Sentimos imensa tristeza. O pior é que não roubaram dinheiro, nem objetos, arrancaram nossa história de nossos corações”.
+lidas

Ciclista sobrevive três dias bebendo vinho após acidente

Vinícola gaúcha lança experiência para visitante criar seu próprio vinho

Vinícola lança rótulo para homenagear os “anos dourados da pornografia”

Lalou Bize-Leroy: a maga dos grandes vinhos da Borgonha, incluindo o Romanée-Conti

Como o vinho age na digestão? Estudos revelam efeitos importantes