O setor antecipa uma queda de até 8% nos volumes de champagnes exportados em 2023
por Redação
Após dois anos consecutivos de números positivos, Champagne prevê algumas quedas em 2023.
Os altos custos de matérias-primas, como o vidro, diminuição do poder de compra do consumidor e as incertezas geopolíticas são fatores que estão influenciando o mercado dos borbulhantes finos da região.
Para conter o aumento dos seus custos de produção (vidro, gás, etc.), as casas de champagne aumentaram os preços das garrafas, acelerando uma política de “upscaling” iniciada há alguns anos. Esse aumento representa algo em torno de 9,4 a 12% no valor final do produto.
Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha foram os países onde a procura por champagne caiu. Assim como a própria França, que houve uma retração da categoria. Segundo o Comitê Interprofissional de Vinhos de Champagne (CIVC), a participação de mercado dos espumantes finos na França caiu cerca de 2% no ano passado. Com isso, o setor antecipa uma queda de 5 a 8% nos volumes de champagnes embarcados.