Drops

Chineses preferem vinhos doces

Pesquisa feita pelo Pro Wine China indica quais são os vinhos preferidos pelos chineses

por Redação

Taça de vinho

O primeiro relatório da ProWine China analisou os perfis de vinhos preferidos pelos consumidores chineses. De acordo com uma pesquisa de comportamento conduzida pela Universidade de Agricultura de Pequim, os consumidores chineses preferem vinhos com um toque de dulçor e menos tanino, muito embora problemas de saúde os impeçam de comprar vinhos de sobremesa.

Os vinhos brancos, com ligeiro dulçor e acidez moderada, assim como os vinhos tintos com acidez média e baixos níveis de tanino, além de algum dulçor, são geralmente preferidos pelos consumidores chineses com pouca experiência em vinhos (foco do estudo), segundo afirmou o professor Li Demei.

Veja também:

Países desconhecidos no mundo do vinho

+ Consultoria revela crescimento do mercado de vinhos no mundo e aumento do consumo na China

+Os melhores rótulos doces no Melhor Vinho

Análises de gênero mostraram ainda que as consumidoras são mais tolerantes aos vinhos com maior dulçor, enquanto os homens são mais tolerantes a amargor e taninos. No entanto, os números de vendas de vinhos doces, como Sauternes, no mercado chinês, são pequenos – com exceção dos Icewine, para o qual a China é o maior mercado.

O estudo mostrou também que uma grande preocupação é a obesidade e essa é uma das principais razões que impedem os chineses de consumirem alimentos e bebidas muito doces. Mas os hábitos regionais de alimentação também influenciam os paladares. Entre os quatro principais estilos de culinária na China, os consumidores que preferem a de Sichuan tendem para sabores esfumaçados, enquanto os amantes da culinária de Huaiyang mostram mais tolerância ao amargor e são atraídos por vinhos com sabores de grama e damasco. Os consumidores habituados à cozinha cantonesa tendem a não gostar de amargor e tanino, enquanto os amantes da culinária de Shangdong são os mais tolerantes aos taninos.

SABORES

Os quatro diferentes estilos de culinária chinesa também influenciam nas escolhas dos consumidores de vinho, mas a maioria se mostra pouco tolerante ao amargor e aos taninos, e mais propensa a sabores adocicados.

palavras chave

Notícias relacionadas