Luta entre lobby anti-álcool e produtores segue na justiça francesa

Batalha judicial deve-se a uma campanha publicitária de 2005. Lobby já perdeu o processo em quatro instâncias, mas segue insistindo


O lobby anti-álcool liderado pela Associação Nacional para a Prevenção do Alcoolismo e Toxicodependência (ANPAA), na França, relançou seus ataques ao Conselho de Vinhos de Bordeaux (CIVB).

Uma batalha vem sendo travada desde 2005 entre as partes e o alvo é uma campanha publicitária do CIVB intitulada “Retratos dos Vinhateiros”.

Divulgação

Desde 2005, instituições se digladiam por campanha intitulada Retratos dos Vinhateiros

A campanha mostra fotografias de enólogos de Bordeaux sorrindo. Para os neo-proibicionistas, as fotos de tais profissionais sorrindo estimulam e encorajam as pessoas a beberem vinho, o que vai contra o princípio da rigorosa lei Evin, a qual restringe a publicidade relacionada ao álcool. 

O caso foi ao Supremo Tribunal de Justiça, depois que a ANPAA perdeu três vezes em tribunais inferiores. No entanto, a Suprema Corte devolveu o caso para as instâncias inferiores, onde a ANPAA perdeu novamente em abril deste ano.

Na semana do dia 14 de julho o CIVB anunciou que o ANPAA havia abandonado o caso. Porém, em poucas horas, a associação havia levado o caso à Suprema Corte novamente, adiando a definição do caso.

Da redação

Publicado em 28 de Agosto de 2014 às 08:56


Notícias ANPAA CIVB