Produtores pop

13 celebridades que produzem vinho

De Copolla a Madonna, de Iniesta a Galvão Bueno, de Trump a Sting, conheça os famosos que transformaram sua paixão pela bebida em um prazeroso negócio


Cada vez mais celebridades se rendem aos encantos do vinho. E não apenas como apreciadores da mais nobre das bebidas. Muitos famosos decidiram apostar no negócio e passaram a produzir seus próprios rótulos. Alguns deram início a sua produção há bastante tempo, como o cineastra Francis Ford Copolla, enquanto outros ainda estão começando, como a bela Drew Barrymore, a menininha de ET que virou uma das Panteras. Listamos 13 celebridades que lançaram vinhos próprios, produzidos em diferentes lugares do mundo. 

Galvão Bueno

O narrador esportivo mais conhecido do Brasil produz vinhos no Rio Grande do Sul e na Itália. Empresário vitivinícola desde 2006, Galvão Bueno criou seu rótulo, o Bueno Wines, em uma vinícola na cidade de Campanha Gaúcha. Depois migrou para a Itália, onde produs os Bueno-Cipresso Brunello di Montalcino na região da Toscana. O atual enólogo da vinícola de Galvão é Roberto Cipresso.

Andrés Iniesta

Além de comandar com maestria o meio de campo do Barcelona, o jogador Andrés Iniesta possui a vinícola Bodega Iniesta, na Espanha. Com produção desde 2010, o craque produz seus próprios vinhos e os comercializa na cidade de Albacete. O que ganha destaque é o Finca el Carril Hechicero, feito com quatro tipos de uvas, incluindo Syrah e Cabernet Sauvignon.

Brad Pitt e Angelina Jolie

      Anos atrás, Brad Pitt e Angelina Jolie compraram o Chateau Miraval, na França. A propriedade de 1.000 hectares veio acompanhada por uma vinha, o que permitiu ao casal de atores ganhar dinheiro com a nova casa. Depois de comprar a propriedade, Brad e Angelina se encontraram com a família Perrin e criaram um vinho rosé chamado Miraval. Quando o vinho foi lançado via internet, esgotou-se em menos de cinco horas. 

     Andrea Bocelli

Na Itália, o cantor Andrea Bocelli - o artista que mais vendeu discos de música clássica no mundo - mantém uma vinícola própria. Baseada em Lajatico, na Toscana, a Bocelli Family Wines é uma empresa familiar cujos donos atuais são os irmãos Andrea e Alberto Bocelli. O enólogo da casa é o renomado Paolo Caciorgna. Recentemente, o cantor lançou dois vinhos, um Sangiovese in purezza, feito com uvas colhidas à mão em Morellino di Scansano, e um Prosecco Extra Dry feito em conjunto com o produtor Trevisiol. A casa já produzia um Cabernet Sauvignon chamado In Canto, um corte de Sangiovese e Cabernet batizado de Alcide e um vinho feito com vinhas velhas de Sangiovese cujo nome é Terre di Sandro. Na mesma propriedade, a família Bocelli produz vinhos há 130 anos. 

Francis Copolla

Um veterano na produção de vinhos é Francis Ford Coppola. Em 1975, com o dinheiro obtido graças ao sucesso dos dois primeiros filmes da série "O Poderoso Chefão", o diretor comprou uma propriedade histórica no Vale do Napa, a Inglenook. E passou boa parte das últimas décadas lutando para devolver ao local os dias de glória que já viveu. Para tanto, não mediu esforços. Em 2011, abriu o cofre e contratou Philippe Bascaules, diretor de enologia do Château Margaux. No mesmo ano, conseguiu finalmente comprar os direitos sobre o nome Inglenook, que passou a batizar a propriedade, em substituição a Rubicon Estate, que Coppola usava desde que comprou o lugar. "Há uma tese que defende que o dono de uma vinícola faz parte do terroir. Este é o espírito que me levou a gastar boa parte do meu tempo no ano passado trabalhando pelo futuro da Inglenook, incluindo a contratação de Philippe Bascaules, a recuperação das vinhas e o planejamento da nova adega", disse Coppola na ocasião.

 

 Matthew Bellamy e Kate Hudson

Crescendo em torno de uma família viticultora, a atriz Kate Hudson possui juntamente com seu ex-noivo Matt Bellamy, guitarrista e vocalista da banda MUSE, a vinícola Hudson Bellamy Wines. Tudo começou em 2011, quando o antigo casal foi convidado por um amigo para colher uvas em Santa Rita, na Califórnia. A marca possui três vinhos: A Little Time (feito de Sauvignon Blanc), Que Syrah Syrah (um Rosé of Syrah) e Common Ground (produzido com Pinot Noir).

 

Drew Barrymore

 A atriz Drew Barrymore, famosa pelo personagem que interpretou em "ET - o extraterrestre" e "As Panteras", juntou-se ao produtor Wilson Daniels, em 2012, e foi até o norte da Itália para encontrar um vinho "vivo, seco e frutado", feito com a uva Pinot Grigio. "O vinho é como uma jornada, e o que vale é o caminho e a chance de descobrirmos novos lugares, pessoas e variedades de uva", filosofou a atriz, que faz questão de repartir a bebida com os amigos, a família e até os fãs.

Sting

O baixista britânico Sting, compositor do hit ‘’Message in the Bottle’’, deixou de se dedicar somente à música. Em 2011, o músico comprou a vinícola Tenuta Il Palagio na Toscana, Itália. Todos os vinhos de Sting são nomeados com nomes de músicas. Seu vinho mais famoso, o Sister Moon é uma mistura de Carbenet Sauvignon, Merlot e Sangiovese.

 

Donald Trump

O pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, possui a Trump Winery, sua vinícola no estado da Virginia. Em uma recente coletiva de imprensa, afirmou possuir a maior vinícola da Costa Leste, que produz um vinho tão bom quanto qualquer outro no mundo. A Trump Winery dispõe de um hotel e salas de degustação. A propriedade produz espumantes, vinhos brancos e tintos. As vinhas contam com plantações de uvas brancas e vermelhas como, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Sémillon e Viognier. Das vermelhas, são cultivadas as Bordeaux clássicas de Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot, Cabernet Sauvignon e Malbec. Em 2015, Donald afirmou à imprensa que não fazia uso de álcool.

 

Madonna

Em parceria com seu pai, Silvio Ciccone, pop star Madonna possui a Ciccone Vineyard and Winery, que está localizada em Leelanau Peninsula, Michigan, Estados Unidos. A adega começou em 1996 e é composta por 14 hectares de Pinot Noir, Pinot Grigio, Chardonnay, Dolcetto e outros tipos de uvas. Em 2013, dois vinhos da cantora ganharam medalhas de prata e bronze em um concurso Internacional de vinhos.

Gérard Depardieu 

O ator frânces Gérard Depardieu possui vinhedos no Vale do Loire e investimentos conjuntos com Bernad Magrez, incluindo as vinícolas La Croix de Peyrolie e Lussac St-Emilion e o restaurante Le Bien Decidé, em Hérault Languedoc. Em entrevista ao jornal The Mirror, em 2014, o ator declarou que bebe sempre que está entediado, exceto em momentos de abstinência compulsória. “Depois de passar por cirurgia e por causa do colesterol, tenho que tomar cuidado”, diz. Depardieu falou que começa o dia bebendo Champagne e vinho tinto antes das 10 da manhã. Depardieu admitiu que seu médico já se mostrou preocupado diante desses hábitos. “Eu não vou morrer. Não agora. Mas se começo a beber eu não consigo beber como uma pessoa normal. Eu posso tomar 12, 13,14 garrafas de vinho por dia”. 

Jay Z

Jay Z comprou, em 2014, a marca de champagne Armand de Brignac, fazendo uma oferta simplesmente irresistível à Sovereign Brands, dona da marca. O rapper sempre foi um dos maiores fãs e representantes da Armand de Brignac, tanto que até algumas garrafas já apareceram em um dos clipes do cantor, da música Show Me What You Got. Em 2012, Jay-Z montou uma torre de 350 garrafas de Champagne da marca para uma festa em sua boate em NY, em homenagem ao presidente Barack Obama.

Jack Ma

Jack Ma, fundador e presidente da Alibaba e o homem mais rico da China, iniciou uma campanha para adquirir vinícolas de Bordeaux, começando pelo castelo Château de Sours, uma propriedade de 198 hectares em Entre-Deux-Mers. Todas as negociações aconteceram em Luxemburgo e em Hong Kong. O bilionário pagou mais de US$ 16 milhões, três vezes o valor de castelos semelhantes. Localizado na cidade de Saint-Quentin-de-Baron, Sours é um típico castelo de 1785. O magnata comprou o castelo de Martin Krajewski, que permanecerá na propriedade como um consultor. 

 

Da redação

Publicado em 4 de Abril de 2016 às 16:56


Notícias