Os melhores de ADEGA

Conheça os melhores vinhos espanhóis da Rioja degustados por ADEGA

Veja a seleção dos melhores vinhos da Rioja degustados por ADEGA e conheça mais sobre essa importante região da Espanha

Divulgação
Divulgação

por Redação

A região fica bem ao norte do país, ao redor do vale do rio Ebro, circundando a cidade de Logroño. A DOCa Rioja possui três zonas distintas de produção: Rioja Alavesa, Rioja Alta e Rioja Oriental (até 2018 denominada Rioja Baja). A primeira fica a oeste da cidade de Logroño, na margem norte do rio Ebro.

Os vinhedos estão plantados em solos predominantemente argilo-calcários e os vinhos lá produzidos são, provavelmente, os mais sutis e elegantes da região. Rioja Alta caracteriza-se por uma grande diversidade de solos, emsua maioria calcários e argilosos, mas em alguns locais o solo pode ser rico em ferro ou aluvial, e seus vinhos geralmente são vivos em acidez e longevos.

Os climas em Rioja Alavesa e Rioja Alta são bastante similares e, devido à influência do Atlântico, não ocorrem temperaturas extremas. Em Rioja Oriental, a leste de Logroño e na margem sul do Ebro, o clima é mais continental, com verões quentes e invernos rigorosos. Os solos são bastante argilosos e chove pouco. Os vinhos de lá costumam ter menor potencial de guarda do que os das outras regiões.

Embora tenha fama pelos seus tintos, Rioja também produz brancos de grande porte. Existem 14 variedades de uva autorizadas na região, mas a principal para os tintos é a Tempranillo e, para os brancos, a Viura.

Os melhores vinhos espanhóis da Rioja degustados por ADEGA

Rioja
Rioja é o maior parque de barris do mundo, com mais de 1,3 milhão - Foto: Muga

Um dos baluartes da DOCa Rioja é o uso da madeira, tanto que os vinhos são denominados gradativamente de acordo com o tempo que passam em barrica, indo do genérico, passando pelo Crianza, depois Reserva e, por fim, Gran Reserva. Os vinhos são envelhecidos em barricas de carvalho de 225 litros. Rioja é o maior parque de barris do mundo, com mais de 1,3 milhão. No entanto, desde 2017, a região criou uma nova forma de dividir os vinhos qualitativamente ao dar mais ênfase à sua origem, além do tempo em barrica, com a seguinte divisão: vinhos de zona, vinhos de município e vinhos de vinhedos singulares (que seriam os mais representativos da região).

E esses três tipos então são divididos novamente em quatro categorias de acordo com o tempo de estágio em barrica. A região criou ainda uma normativa para a produção de espumante.

Os melhores vinhos espanhóis da Rioja até R$ 250 degustados por ADEGA

* Texto extraido do ADEGA Guia de Vinhos Espanha - 2022

** Ao contrário do informado, "os vinhos geralmente são vivos sem acidez e longevos",
o correto é os vinhos geralmente são vivos em acidez e longevos".

palavras chave

Notícias relacionadas