Associação Monastrell España vai promover a uva e o vinho nos mercados nacional e internacional
por Silvia Mascella Rosa
A gente sempre diz: nem só de Tempranillo vive a Espanha.
Para provar isso foi lançada agora na Fenavin (falamos dessa feira gigante aqui) a Associação Monastrell España. Originalmente criada no final de 2019, seu lançamento ficou suspenso por conta da pandemia de Covid-19.
Criada com o objetivo de propagar o valor dessa variedade de uva tinta (a quarta mais plantada na Espanha) e promover seus vinhos no e no exterior, a associação é fruto do trabalho conjunto de seis denominações de origem: Alicante, Almansa, Bullas, Jumilla, Valencia e Yecla que serão as principais embaixadoras dessa variedade.
A Monastrell é conhecida desde o século 15 e acredita-se que seja natural da região de Valência (outros dizem que ela é da cidade de Mataró, na Catalunha). Na própria Espanha ela também recebe os nomes de Vemeta, Morastell e Morrastrell. No França ela se chama Mouvédre (nome derivado da cidade valenciana de Morvedre) e em Portugal e nos EUA ela recebe o nome de Mataro.
É uma variedade de maturação longa, que gosta de climas quentes e secos e produz uvas resistentes e densas, de grãos médios. Sua boa adaptação a regiões muito ensolaradas faz com que a uva produza boa quantidade de taninos, resveratrol e muita cor, vinda de sua casca quase negra.
"Com sabor de Sol" é o lema que identificará os vinhos da Monastrell, de acordo com Silvano García Abellán, presidente da nova associação: "Nossa uva é sinônimo de sustentabilidade, uma variedade rústica, adaptada à sua terra natal e da qual obtemos vinhos de personalidade mediterrânea. Seremos exemplo de trabalho conjunto, em favor do patrimônio que nos une", afirmou Abellán no evento de lançamento.
O editor de vinhos de ADEGA, Eduardo Milan, degustou recentemente uma garrafa de um Monastrell, que obteve 92 pontos. Para ler a resenha completa, clique na garrafa.