Curiosidades sobre a variedade Assyrtiko, branca ícone das ilhas do Egeu
por Redação
Quem conhece a ilha de Santorini, na Grécia, costuma dizer que lá está o mais belo pôr-do-sol do planeta. E nada melhor que desfrutar dessa beleza bebericando um vinho local, certo? E a chance de esse vinho da ilha ser elaborado com a casta branca Assyrtiko é enorme.
Apesar de estar ligada aos solos vulcânicos de Santorini (representa 70% dos vinhedos), a Assyrtiko tem se espalhado pela Grécia, sendo a terceira variedade branca mais plantada, atrás de Savatiano e Roditis.
Santorini Acredita-se que a Assyrtiko venha de uma das mais famosas ilhas do mar Egeu, Santorini.
Assíria? Antigas hipóteses diziam que o nome da variedade viria de “assyrico”, dando a entender que teria origem na mesopotâmia, contudo, ela não tem parentesco com nenhuma uva daquela região.
Jerez? Outra tese dizia que o nome poderia ter vindo de “seri”, a pronuncia local de Sherry, ou Jerez, mas ela também não tem parentesco com qualquer uva espanhola.
Resistente Assyrtiko é uma variedade tardia bastante resistente a doenças e capaz de manter altos índices de acidez mesmo em climas quentes. Por isso, alguns produtores têm tentando levá-la para outros países.
Potência Seus vinhos são conhecidos por terem muita potência, frescor e notas minerais