Das 500 pessoas mais ricas da França, 15 são executivos de Champagne

Das 500 pessoas mais ricas da França, 15 são executivos de Champagne

Desde 1996, a revista francesa Challenges faz uma lista anual com as 500 personalidades mais ricas do país, detentoras das maiores fortunas nacionais. Em 2013, duas coisas chamaram a atenção: além de a fortuna destas 500 pessoas terem crescido, em média, 25% em plena crise econômica (o valor total foi de 330 bilhões de euros, o mais alto da história da lista), 15 delas estão ligadas ao mundo do vinho, mais especificamente ao Champagne.

Para se ter uma ideia da importância da região para a França como um todo, a primeira posição do ranking é ocupada por Bernard Arnault, o maior acionista daLVMH e proprietário da Moët & Chandon, Dom Pérignon, Veuve Clicquot, Krug, Ruinart e Mercier, cuja fortuna chega a 24.300 milhões de euros. No top 5 ainda figuram executivos da LÓreal, Grupo Auchan, Hermes e das Indústrias Dassault.

O dinheiro acumulado pelos 500 franceses mais ricos equivale a 16% do PIB nacional e é maior que o PIB de dois países latinoamericanos, Colômbia e Venezuela, que, de acordo com o FMI, são o 34º e 35º países mais ricos do mundo.

A lista completa dos executivos do vinho que acumulam grandes riquezas pode ser vista na figura abaixo:

palavras chave

Notícias relacionadas