Restaurante na Itália propõe aos clientes uma troca: ao deixar o celular na entrada, uma garrafa de vinho é cortesia da casa
por Sílvia Mascella
Você já parou para pensar no quanto a tecnologia facilita a sua vida? Mas, por outro lado, você já considerou o quando a tecnologia rouba de você principalmente do tempo de convivência e lazer? Crianças que não conhecem mais as brincadeiras que eram populares apenas 30 anos atrás, jovens que não param mais para ler um livro, adultos que se ocupam observando vidas que não são as suas próprias. Os exemplos são múltiplos.
Mas é à mesa que os italianos, donos de um novo restaurante no Vêneto, se incomodaram com o excesso de tecnologia e resolveram tomar uma atitude inusitada para mudar isso: quem deixar o telefone celular numa caixa fechada na entrada do restaurante ganha uma garrafa de vinho.
LEIA TAMBÉM: Como o azeite pode transformar sobremesas em delícias inusitadas
Aberto em meados de março deste ano na cidade de Verona, o restaurante “Al Condominio” decidiu que suas mesas deveriam ser livres de tecnologia, mas sabiam que não podiam obrigar os clientes a nada. “Queremos que este seja um espaço centrado nas pessoas, para que elas reencontrem a beleza de conversarem e aproveitarem a companhia umas das outras”, explicou Angelo Lella, um dos sócios do restaurante.
Os quatro proprietários disseram que estavam cansados de verem casais fotografando os pratos, respondendo mensagens a cada par de minutos, gravando áudios e não aproveitando a comida, o momento e a convivência. Por isso decidiram colocar caixas na entrada do restaurante com chaves. Ao deixar os celulares lá dentro e apresentarem a chave ao garçom, ganham uma garrafa de vinho.
LEIA TAMBÉM: Os melhores vinhos italianos até 150 reais estão nesta lista
Houve resistência à essa prática logo na abertura, principalmente da geração com mais de 45 anos. Os ‘milennials’ foram mais receptivos, segundo a equipe do restaurante, e isso foi por conta da novidade e também por conta do vinho gratuito, é claro. Mas conforme as pessoas foram se acostumando, a adesão está maior e passa dos 80% .
“Todos precisamos diminuir o tempo de conexão. Não é necessário estar o tempo todo disponível. Isso nos deixa nervosos e pode ser uma armadilha. Queremos que as pessoas tenham um tempo de descontração sem interrupções exteriores”, disse Lella. Fiéis ao que pregam o cardápio do restaurante não tem QR code e os garçons anotam com canetas os pedidos em um bloco.