Invenção japonesa

Empresa quer fazer saquê no espaço e vender garrafa por R$ 4 milhões

Asahi Shuzo visa realizar a fermentação espacial em 2025, mas não garante sucesso

O saquê é uma bebida tradicional do Japão, feita a partir de água e arroz - Freepik
O saquê é uma bebida tradicional do Japão, feita a partir de água e arroz - Freepik

por Redação

A empresa japonesa Asahi Shuzo tem planos nada modestos para o próximo ano: produzir um saquê fermentado no espaço, mais precisamente na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Se der certo, a minigarrafa, com só 100 ml, deve ser vendida por 100 milhões de ienes – o equivalente a quase R$ 4 milhões.

De acordo com informações da CNN, a fabricante pagou à Agência de Exploração Aeroespacial do Japão para ter acesso ao Kibo, um módulo experimental do país. No entanto, atualmente, a empresa ainda está desenvolvendo os equipamentos para essa “missão espacial”, que deve ser realizada no final de 2025.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Responsável pelo projeto, Souya Uetsuki afirmou que a menor gravidade pode afetar a fermentação e que não há uma garantia de sucesso. Segundo ele, a expectativa é entender como esse tipo de processo se dá no espaço, não só para o saquê, mas também para que o método seja usado em outros tipos de alimentos.

“No futuro, as pessoas poderão viajar livremente entre a Lua e a Terra. Haverão turistas indo à Lua. Este projeto visa criar um saquê que possa ser apreciado por lá, permitindo que os visitantes tenham momentos deliciosos no espaço”, disse, aludindo à possibilidade futura de até produzir um saquê lunar.

LEIA TAMBÉM: Chateau Mercian, do Japão, vai produzir vinhos com a Concha Y Toro

Patrimônio Imaterial

No início deste mês (4.dez.2024), o saquê – feito por meio da técnica tradicional, fermentado com koji – foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), durante uma sessão realizada no Paraguai.

A bebida alcoólica tem como ingredientes básicos a água e o arroz japonês. No método tradicional, os artesãos acompanham o processo de fermentação para ajustar a temperatura e umidade, se necessário. Considerado de origem sagrada, o saquê está presente em festivais, casamentos e ritos de passagem no Japão.

palavras chave

Notícias relacionadas