Enoturismo

Dá para comer bem em Londres?

Sim! Anote seis restaurantes que provam que a cidade tem uma das melhores cozinhas do mundo

por João Calderón

A gastronomia inglesa ainda hoje é tida como muito pobre.

Londres é sempre lembrada por suas comidas de pub, tortas, café da manhã pesado e principalmente pelo clássico Fish and Chips.

Mas a sua fama de pior lugar para comer no mundo não corresponde à verdade. Londres, ao contrário, vem se tornando uma das melhores cidades do mundo para se comer bem, com chefes e restaurantes estrelados. Restaurantes de outras culturas e países que invadiram o país ao longo dos anos, mas também representantes da própria culinária inglesa, repleta de excelentes produtos e chefes.  

Conheça seis endereços para comer bem em Londres

[Colocar Alt]

Duck & Waffle 

O Duck & Waffle oferece uma ampla carta da cozinha tradicional inglesa com influências europeias modernas. Começamos por ele, primeiro, para irmos apagando esta imagem negativa da cozinha inglesa e também porque um dos horários mais interessantes para visitá-lo é no café da manhã ou no brunch.

[Colocar Alt]

O restaurante está localizado no quadragésimo andar de um dos prédios mais altos de Londres, o 110 Bishopsgate, portanto além de iniciar o dia comendo bem, o Duck & Waffle proporcionará também uma linda vista da cidade. Não deixe de pedir o prato que dá nome ao restaurante, confit de pato com waffle, cobertos por um molho agridoce à base do próprio pato, maple syrup e grãos de mostarda. A carta conta com algumas boas opções para quem quer começar o dia com uma taça de Champagne, por exemplo.

duckandwaffle.com

110 Bishopsgate, London EC2N 4AY

[Colocar Alt]

Lyle’s

Número 38 do mundo na última lista de revista inglesa Restaurant Magazine dos 50 melhores restaurantes do mundo, o Lyle’s é comandado pelos chefs James Lowe e John Ogier. O Lyle’s serve almoço à la carte e jantar menu degustação. Os menus são de “micro temporada” dando muita atenção aos produtos e produtores. Como o próprio menu já nos alerta (“Produtos de caça podem conter pedaços de balas”), a caça é um dos elementos mais valorizados por James e John. Em nossa visita, estava representada no menu por codorna ao molho de anchova. A carta de vinhos também é sazonal, harmonizando com os pratos da temporada. Na ocasião, a sugestão foi um branco da Alsácia.

lyleslondon.com

Tea Building, 56 Shoreditch High St, London E1 6JJ

St John Bread & Wine

[Colocar Alt]

Fergus Henderson é um dos principais responsáveis pela nova reputação da cozinha inglesa. O St John foi seu primeiro restaurante onde ficou muito conhecido com o seu trabalho com os cortes menos nobres de carnes, em especial do porco, “nose to tail”. Alguns clássicos como o Bone Marrow não podem deixar de fazer parte do seu pedido. Fique de olho também nas sugestões do dia, com os melhores produtos da temporada. Se der sorte, prove a arraia empanada e frita, servida com molho tártaro, para não deixar de comer um “fish and chips” em sua viagem. St John Bread and Wine também funciona como padaria com seu excelente sourdough e como loja de vinhos, para compra das opções de sua mutante carta.

stjohnrestaurant.com

Commercial Street,94-96, London, E1 6LZ

[Colocar Alt]

Scott’s

O Scott’s é um restaurante de frutos do mar localizado no bairro de Mayfair. Originalmente foi aberto por um pescador, John Scott, em 1851, como um Oyster Bar e se mudou para o atual endereço em 1967, quando era muito frequentado por Ian Fleming, o criador de James Bond. O menu no Scott’s também costuma variar de acordo com os frutos do mar da temporada. As ostras e Champagnes, no entanto, estão sempre presentes também no menu “atual” e são imperdíveis. Lagostas ou peixes da época são extremamente bem elaborados, em nossa visita ficamos com o “sea bass”. O serviço de vinhos e a carta seguem o mesmo nível do menu, fique à vontade para uma escolha pessoal ou peça sugestão para o sommelier.

scotts-restaurant.com

20 Mount Street, London, W1K 2HE

Bao

[Colocar Alt]

O Bao é um restaurante que serve pratos com inspiração taiwanesa e cuja principal especialidade é justamente o Bao, que dá nome às duas filiais. O bao, também conhecido como bun, é uma espécie de pão cozido no vapor. Alguns dos imperdíveis são o classic (carne de porco desfiada e farofa de amendoim), o confit (barriga de porco confitada) e o cod black (bacalhau). Além dos baos, as opções de entradas e acompanhamentos são igualmente excelentes pedidas, como o bone marrow rice (arroz com tutano de boi e gema de ovo), e o pig blood cake (espécie de chouriço de sangue com gema de ovo curada). Para acompanhar vá de sake ou opte por um de seus autênticos e excelentes drinks. Mas há uma seleção focada e enxuta de vinhos em taça e garrafa.

baolondon.com

Bao Soho - 53 Lexington St, London W1F 9AS Bao Fitzrovia - 31 Windmill Street, London W1T 2JN

Barrafina

[Colocar Alt]

A última dica é também um bar um pouco mais informal, assim como o Bao, e igualmente imperdível para os apreciadores da cozinha espanhola e, principalmente, de sua forma de comer compartilhando. O Barrafina é um autêntico bar de tapas espanhol. Um não, hoje já são três Barrafinas em Londres. Todos eles com sua cozinha aberta atrás de um grande balcão de mármore. Assim como a maioria das outras opções citadas, o Barrafina também trabalha com diversas sugestões sazonais. Torça para ter sorte de provar os Carabineros (grandes “camarões” vermelhos) feitos na chapa e vendidos por unidade e as Flores de Calabacín (flores de abobrinha recheadas com queijo de cabra). Entradas e pratos tradicionais da cozinha espanhola também podem ser pedidas sem erro, tortillas, croquetas, jamón e etc. A carta, obviamente, é focada em espanhóis, especialmente com os clássicos Jerez e Cava.

barrafina.co.uk

Barrafina Dean Street Dean Street, 26-27 Dean Street, W1D 3LL Barrafina Adelaide Street 10 Adelaide Street, Covent Garden, London WC2N 4HZ Barrafina Drury Lane 43 Drury Lane, Covent Garden, London, WC2B 5AJ

palavras chave

Notícias relacionadas