por André de Fraia
Nova linha Henkell Freixenet de vinhos veganos
Com o sucesso dos lançamentos italianos nos últimos dois anos, o Prosecco e o Italian Rosé, a Henkell Freixenet decidiu ampliar a linha com três rótulos veganos, vinhos livres de derivados de origem animal.
Será um branco Garda DOC, denominação de origem da Lombardia nas proximidades do Lago Garda, produzido com base da uva Pinot Grigio, um rosé com castas típicas da região do Vêneto e um tinto Chianti DOCG baseado em Sangiovese e que promete uma boa harmonização com pizzas e massas.
"Acreditamos que o lançamento dessa linha terá grande aceitação com um consumidor mais jovem, já que ela se encaixa perfeitamente em encontros descontraídos e celebrações especiais do dia a dia.” Avalia Fabiano Ruiz, diretor-executivo da Henkell Freixenet no Brasil.
O vinho não é, naturalmente, vegano?
Mais ou menos. A principal questão diz respeito à clarificação, muito importante em brancos e rosés. Nesse processo, aditivos costumam ser utilizados e alguns dos produtos mais eficientes têm origem animal, como a clara de ovo que é usada há séculos. Aliás, diz a lenda que com o uso das claras na clarificação de vinhos sobravam as gemas e isto deu origem aos deliciosos doces portugueses.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui
+lidas
O garagista de Bordeaux que se tornou um dos vinhos mais valiosos do mundo
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Uvas Salgadas: Técnica de submersão no mar promete transformar a produção de vinhos
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?