Mundo Vino

Lançamentos de branco e rosé da atriz Cameron Diaz levanta a questão: o que é um vinho vegano?


 

 

A cada dia que passa ouvimos falar nele um pouco mais: o vinho vegano. Na última semana, ao lançar um branco e um rosé no mercado, a atriz Cameron Diaz focou seu discurso na importância da produção de um vinho sem aditivos, feito com uvas orgânicas e... Vegano.

Mas como assim? O vinho não é, naturalmente, vegano? Mais ou menos. A principal questão, no caso, diz respeito à clarificação, muito importante em brancos e rosés como os de Cameron, que buscam brilho e limpidez.

 

LEIA MAIS 

» Cameron Diaz entra no time dos vinhos rosés, produzidos por mais de 10 celebridades

» O conto de fadas do 'príncipe' Guigal no Rhône coloca a Côte-Rôtie no mapa dos grandes vinhos

 

Aditivos costumam ser utilizados nesse processo de união e coagulação dos polifenóis, taninos e leucoantocianinas, arrastando as impurezas e clarificando os vinhos, e alguns dos produtos mais eficientes têm origem animal.

 

 

É o caso dos ovos, que contêm albumina, assim como gelatinas provenientes de tecidos animais. Ou do 'Isinglass', uma espécie de cola obtida de bexigas secas de peixes e muito utilizada na produção de vinhos e cervejas.

Não é novidade o crescimento do consumo vegano, e nota-se um movimento por parte do mercado de vinho nessa direção. É possível que cada vez mais produtores incluam no rótulo algo sobre o processo de filtragem para atrair os consumidores.

 

 

"Gostei de vinho por muitos anos e nunca o questionei, sempre achei que era a escolha de álcool mais responsável, porque é feito com uvas fermentadas. Mas eu não tinha ideia do processo. Existem muitos aditivos no vinho, alguns devido às práticas agrícolas ruins, e descobrir isso me irritou", disse Cameron Diaz.

A atriz lançou sua marca Avaline no gênero 'Clean Wine', em parceria com a empresária de moda Katherine Power. O branco vem de cultivo orgânico na Espanha. E o rosé vem da Provence.

 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

 

Da redação

Publicado em 15 de Julho de 2020 às 12:00


Notícias