Hubert de Montille, um dos mais respeitados produtores de vinho da Borgonha, morre aos 84 anos
por Redação
O produtor de vinhos da Borgonha, Hubert de Montille, morreu nesse final de semana aos 84 anos, na localidade de Volnay, na França. Hubert teve um ataque cardíaco quando jantava com amigos em sua propriedade. O jornal francês Le Point afirmou que no momento do ataque ele bebia o vinho Pommard Rugiens 1999, e ainda que essa seria a morte que ele desejaria.
Hubert de Montille nasceu em 1930 numa nobre e tradicional família de produtores, e sua primeira safra foi aos 17 anos. Na gestão de Hubert, a propriedade da família em Volnay diminuiu consideravelmente de tamanho (de 12 para três hectares), e junto com a carreira paralela de advogado, conseguiu estabelecer novas parcerias para o negócio da família. Hoje, além da propriedade original, a família é dona também do Château Puligny-Montrachet.
Como advogado, ele também foi parte de vários casos importantes da corte francesa da década de 1980. Além disso, foi um dos personagens entrevistados no documentário Mondovino, de 2004. Com o falecimento da sua esposa seis anos atrás, a propriedade é administrada atualmente pelos filhos do casal, Etienne e Alix.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
O garagista de Bordeaux que se tornou um dos vinhos mais valiosos do mundo
A maior biblioteca de livros sobre vinho do mundo fica em São Paulo
Direita ou esquerda? Entenda a divisão dos vinhos de Bordeaux
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera