Grandes Uvas

Mourvèdre: a uva que transita entre fronteiras e encanta paladares

Curiosidades os melhores vinhos Mourvèdre e descubra algumas curiosidades sobre uma variedade franco-espanhola

Imagem Mourvèdre: a uva que transita entre fronteiras e encanta paladares

por Arnaldo Grizzo

A Mourvèdre, ou Monastrell ou ainda Mataro, como é comumente conhecida na Espanha, é uma variedade que se destacou na França, especialmente no Vale do Rhône (fazendo trinca com a Grenache e a Syrah), Provence e também no Languedoc-Roussillon, apesar de ter se originado em solo espanhol.

LEIA TAMBÉM: 10 curiosidades sobre cada um dos cinco Premier Cru Classés de Bordeaux

Confira algumas curiosidades sobre essa interessante uva.

  • Monastério
    A primeira menção ao nome Monastrell teria ocorrido no século XIV, que juntamente com a Bobal seria uma das variedades mais importantes da região de Valência na época. O nome deriva do latim monasteriellu, um diminutivo de monasteriu, que significa “mosteiro”, sugerindo que a variedade foi cultivada e propagada por monges.
  • Fenícios
    Supõe-se que Monastrell foi introduzida na Espanha pelos fenícios por volta de 500 a.C., mas não há nenhuma evidência científica.

LEIA TAMBÉM: Champagne, conheça a verdadeira história da criação dos espumantes

  • Origem
    A Monastrell provavelmente se originou em Sagunto na região de Camp de Morvedre em Valência, leste da Espanha. Morvedre (espanhol Murviedro) foi até 1868 o nome catalão para a cidade de Sagunto, um importante porto vinícola ao norte de Valência a partir do século XV.
  • Mataró
    Fora da Espanha, a Monastrell é frequentemente conhecida como Mataró (ou Mataro), um nome também derivado de uma cidade na costa do Mediterrâneo, entre Barcelona e Valência.
  • Para a França
    A Monastrell foi provavelmente introduzida na França no século XVI, vinda de Morvedre (Sagunto) para Provence, daí o nome Mourvèdre, e de Mataró para Roussillon (onde manteve o nome Mataro).
  • Irmãs
    Uma análise de parentesco de DNA sugeriu que a Monastrell e a Graciano poderiam ser irmãs.
  • Súbito reconhecimento
    A França tem a segunda maior concentração de Mourvèdre do planeta sendo cultivada predominantemente ao longo da costa do Mediterrâneo em Provence e Languedoc-Roussillon. E isso é impressionante já que cerca 50 anos atrás havia apenas 517 hectares plantados e atualmente há aproximadamente 10 mil.
  • Espanhola
    A Espanha tem a maior área dedicada a esta variedade, com aproximadamente 40 mil hectares plantados, o que a coloca a entre as seis castas mais cultivadas do país (segundo dados da OIV de 2017).
  • Estilo
    Uma variedade que necessita de temperaturas elevadas, especialmente no final do período de maturação. Os vinhos geralmente apresentam bons taninos e podem ter aromas intensos (de amoras e outras frutas silvestres). Ela costuma se incorporada aos blends com diversas castas.

  • GSM
    A Mourvèdre faz parte da trinca GSM com Grenache e Syrah que gera grandes vinhos no Vale do Rhône e também no Languedoc-Roussillon, tenho papel importante nos blends especialmente nas regiões mais ao sul.

Confira aqui uma lista com os vinhos Mourvèdre degustados pela Revista Adega

palavras chave

Notícias relacionadas