Cognac

Negociação bilionária entre Campari e Cognac Courvoisier

Grupo italiano dono da Campari compra marca de cognac Courvoisier da japonesa Suntory

Imagem Negociação bilionária entre Campari e Cognac Courvoisier

por Silvia Mascella

Há uma movimentação poderosa em curso entre as empresas detentoras das grandes marcas de bebidas do mundo. O Grupo Campari vai adquirir a Cognac Courvoisier da empresa japonesa Beam Suntory, numa negociação que deve chegar a US$1.32 bilhões (mais de 6,5 bilhões de reais).

A Courvoisier é uma das quatro maiores marcas de cognac do mercado mundial (com quase 200 anos de história), e a empresa italiana espera que a marca passe a responder por 8% das vendas totais do grupo nos próximos anos. O Grupo Campari já detêm as marcas Aperol (adquirida em 2017), Grand Manier (adquirida em 2016), Cynar, além da bebida homônima (Campari), entre outros rótulos de vinhos e espumantes, tequila, gin, vodca, vermutes e bourbon.

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Com menos de 30 anos de história, o Grupo Campari já projeta que a aquisição da marca francesa aumentará sua presença nos mercados dos EUA e da Ásia, especialmente na China, onde cognac é o destilado mais importado.

A disputa entre as grandes empresas de bebidas que dominam o mercado mundial, como Diageo, Pernod Ricard e LVMH, se dá através de marketing poderoso e da aquisição dos grandes nomes de produtores do mercado. O CEO da Campari, Bob Kunze-Concewitz, acredita que a oportunidade de compra da Courvoisier foi uma dessas que acontece uma vez na vida, e que - portanto - a empresa não podia perder, considerando também a performance dessa bebida com o consumidor. Apenas o mercado americano representa 55% das vendas do Cognac.

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"Nosso modelo de marketing fará com que as vendas andem ainda melhor em vários mercados" disse o CEO, que se aposentará em abril de 2024, dando lugar ao italiano Matteo Fantacchiotti. O novo CEO terá um trabalho árduo pela frente, pois durante a administração de Kuze-Concewitz, a marca Aperol (adquirida por ele em 2017) cresceu 12 vezes e a Wild Turkey (adquirira em 2009) cresceu 3 vezes em vendas, entre outros rótulos vencedores do portfólio da empresa.

Já a Beam Suntory, que está vendendo a Courvoisier, afirmou em comunicado à impresa que a venda da marca de Cognac permitirá que a empresa japonesa coloque mais atenção em suas marcas de whisky e bourbons, com intenção de crescimento global.

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