Número 131

Nova edição da ADEGA destaca harmonizações entre carnes e vinhos

Revista também traz dicas para os enófilos conhecerem Nova York e Douro e entrevista com Paul Hobbs

por Redação

A associação entre vinho e sangue é bíblica. Contudo, ela vai além do aspecto religioso, chegando verdadeiramente à mesa. A suculência de um corte de carne bem harmonizada com uma taça de vinho é algo divino. Há uma interação sublime entre os “sucos” do vinho e os da carne, que se complementam de uma maneira singular.

Nesta edição, ADEGA resolveu se debruçar sobre esse maravilhoso jogo de harmonização e, mais do que perpetuar os dogmas já conhecidos, deu asas à imaginação para criar combinações cada vez mais profundas. Para isso, fomos muito além do carnes com tintos, testamos e comprovamos vinhos específicos para cada tipo de corte de carne.

Surpreendentes, de certa forma, mas contundentes foram as opiniões de um dos mais famosos enólogos do mundo, o norte-americano Paul Hobbs. Em entrevista exclusiva, ele mostra sua visão sobre os mais diversos aspectos da enologia, fala sobre Robert Parker, sobre o futuro da vitivinicultura na Argentina e na Califórnia etc.

Para quem curte viajar e aproveitar o melhor do mundo da enogastronomia, trazemos dois artigos com dicas especiais. O primeiro, para quem vai à Nova York e quer desfrutar de restaurantes fora do main stream, mas que prezam ao mesmo tempo pela qualidade gastronômica e possuem uma bela carta de vinhos. Em seguida, preparamos um roteiro de viagem de barco pelo rio Douro, um passeio inesquecível por uma das regiões vitivinícolas mais encantadoras do mundo.

Falando de viagens, aproveitamos para contar a história de uma das denominações de origem mais curiosas do planeta, a Est! Est!! Est!!! di Montefi ascone, cuja origem tem a ver com uma viagem de um bispo alemão.

Nas suas degustações, você já deve ter se deparado com um vinho de safra relativamente antiga que nem sempre se apresenta da maneira esperada. Estaria ele em decadência? Ou apenas em uma fase de latência? Confira a seguir como diferenciar esses dois estágios.

Aqui você encontra tudo isso, além das principais novidades do mundo do vinho e uma grande seleção de rótulos.

>> Clique aqui para assinar a Revista ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas