Mundo Vino

Nova versão do Tancredi é lançada em parceria com a Dolce & Gabbana

O tinto feito pela vinícola siciliana Donnafugata é baseado em Cabernet Sauvignon e Nero d’Avola

por André De Fraia

Tancredi 2016, nova versão do vinho da Donnafugata é lançado em parceria com a Dolce & Gabbana

A vinícola siciliana Donnafugata lançou a nova safra do Tancredi em parceria com a Dolce & Gabbana, o vinho é feito a partir das castas Cabernet Sauvignon e Nero d’Avola com um toque de Tannat.

LEIA MAIS

» Bordeaux aprova seis novas castas para a região

» Cidade paranaense entra com registro para nova IG de vinho

Originalmente criado em 1990, o vinho foi considerado revolucionário na época. Afinal, não era comum a utilização de uma casta indígena da Sicilía, a Nero d’Avola, com uma variedade internacional, a Cabernet Sauvignon. Na nova versão a Tannat entrou no corte para trazer maior complexidade e corpo.

O nome do vinho é uma homenagem ao personagem Tancredi Falconeri do romance histórico italiano O Leopardo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa. O livro – que deu origem a um premiado filme - conta a história da aristocracia siciliana durante a unificação da Itália no final no século XIX. Tancredi, é o personagem que melhor entende a situação e consegue se adaptar ao fim da vida de luxos que a corte siciliana vivia até então, casando-se com a plebeia que amava.

A parte que compete a Dolce & Gabbana foi a confecção da embalagem que conta a história por trás do vinho, as cores azul e dourado simbolizam a aristocracia siciliana, enquanto o verde e vermelho trazem os valores revolucionários que unificaram a Itália e deram origem ao país.

O rótulo do Tancredi 2016 remete à história por trás do vinho

O vinho é o segundo da parceria entre as empresas, o Rosa, um rosé feito com as uvas autóctones da Sicília Nerello Mascalese e a Nocera, já foi lançado e está disponível no Brasil.

Para a nova versão do Tancredi foi utilizada a safra 2016 e apenas 8.013 garrafas numeradas foram lançadas.

A ADEGA já degustou o Tancredi 2016, clique aqui para ler a resenha completa.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas