• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Grandes degustações

    Novo Mundo capaz de atravessar a barreira do tempo

    Degustação de 10 safras do ícone Don Melchor

    por Christian Burgos

    Fotos: Divulgação

    No começo dos anos 2000, Pedra Azul sediou uma degustação épica. Naquela ocasião, Enrique Tirado, então jovem enólogo-chefe de Don Melchor conduziu uma degustação vertical que ainda faz as pessoas exclamarem entusiasmadas "Enrique, eu estive em Pedra Azul!", como se tivessem participado de Woodstock. Tirado ressalta que "existe uma relação emocional com Don Melchor no Brasil, com enófilos que conhecem muito bem o vinho e aguardam o lançamento de cada safra". Um dos segredos do terroir de Don Melchor é o solo onde está plantado, franco-argiloso nos primeiros 30 centímetros, seguido de uma faixa de pedras arredondadas (grandes e pequenas) por entre as quais penetram as raízes chegando até 6 metros de profundidade. Entretanto a parte crucial está na faixa dos 1,5 a 5 metros de profundidade, onde as finas raízes envolvem as pedras. Acontece que, ao redor das pedras, forma-se uma fina película de água que conserva a umidade e hidrata as plantas, como um buffer de autorregulação de umidade, mesmo quando o solo francoargiloso está muito seco.

    Recentemente, uma segunda etapa daquela degustação histórica ocorreu em São Paulo com o mesmo Enrique Tirado apresentando impecavelmente 10 safras deste ícone sul-americano (1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007). "Don Melchor tem a capacidade de ser um vinho que se pode tomar logo e, se quiser, pode ser guardado por 20 a 25 anos", explica Tirado.

    A colheita de 1998 pareceu estar em seu ponto ideal de consumo, mas o enólogo ressalta que "com Don Melchor acontece algo interessante: degustamos 1998 e pensamos que está no ponto ideal. Provamos cinco anos mais tarde, e novamente está no ponto ideal. Isso já aconteceu comigo em várias colheitas, como 88 e 91".

    Com vinhos como esse, temos que ter fé, acreditar que os "que estão em seu ponto ideal" ainda têm vida pela frente para se manter e evoluir. Muito raro em uma degustação vertical de vinhos com possibilidade de evolução que a safra mais recente esteja entre as que mais gostemos, mas a 2007 faz jus à sua fama no Chile, e Tirado batiza seu 2007 como "um vinho completo... um clássico contemporâneo".

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Notícias relacionadas

    O enólogo Enrique Tirado assumiu o ícone Don Melchor, da Concha y Toro, em 1997 - Divulgação | Acervo pessoal

    Enrique Tirado apresenta safra 2021 de Don Melchor

    Carlos de Carlos e Francisco Baettig deram vida ao projeto Vinos Baettig em 2020 - Acervo pessoal

    Baettig fala sobre projeto pessoal e valorização do terroir chileno

    O bisavô de Rafael Vivanco (acima) foi o pioneiro na produção de vinhos para a família - Divulgação | Vivanco

    Como a Vivanco modernizou a produção de vinhos em Rioja

    Christian Burgos

    Uma degustação vertical no Viñedo Chadwick

    Divulgação

    Como degustar vinhos como um profissional?

    Imagem Vertical com oito safras de Cristal revela a essência de um Champagne mítico

    Vertical com oito safras de Cristal revela a essência de um Champagne mítico

    Imagem Tutti mi vogliono

    Tutti mi vogliono

    Imagem Nova cata

    Nova cata

    Imagem Em Casa

    Em Casa

    Imagem Detalhes dalma

    Detalhes dalma

    Mouton Rothschild e a arte da paciência

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Os Melhores vinhos do Brasil: Guia ADEGA Brasil 2026
    1

    Os Melhores vinhos do Brasil: Guia ADEGA Brasil 2026

    Lei da Rolha é regulamentada no Rio de Janeiro e define regras para bares e restaurantes
    2

    Lei da Rolha é regulamentada no Rio de Janeiro e define regras para bares e restaurantes

    Vinho Verde: pratos que harmonizam com a bebida em dias quentes
    3

    Vinho Verde: pratos que harmonizam com a bebida em dias quentes

    10 vinícolas que você deve conhecer na Itália
    4

    10 vinícolas que você deve conhecer na Itália

    Maior colecionador de vinhos do mundo quer abrir um museu na França
    5

    Maior colecionador de vinhos do mundo quer abrir um museu na França

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group