• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Novo patamar

    Em 2014, o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil chega à sétima edição com novidades que prometem fazer dele uma referência mundial

    por Por Matheus Martins Fontes

    Concurso conta com jurados brasileiros e estrangeiros

    Um vinho que ganhador de medalhas em um concurso renomado ganha um diferencial que impacta direta e positivamente em suas vendas. Não é à toa que tantos rótulos em todo o mundo estampam suas medalhas e que as vinícolas dediquem espaço nobre de suas instalações para expor suas vitórias.

    O que caracteriza um evento de peso no mundo do vinho? Suporte das mais relevantes instituições do mercado local, participação de importantes players internacionais, chancela das mais célebres organizações mundiais etc. O Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), pode se gabar de ter tudo isso.

    Vale lembrar que o concurso é o único no país com a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e União Internacional dos Enólogos (UIOE). “A OIV é praticamente a ONU em um concurso internacional que tem o seu apoio, pois certifica que aquele evento respeita todas as regras de seleção regulamentadas por leis de nível internacional. Durante um ano, no mundo inteiro, são organizados centenas de concursos e somente alguns têm o privilégio de receber a certificação da OIV. Ser reconhecido pela entidade, além de ser um símbolo de qualidade, é também uma grande honra para a ABE, porque significa que os enólogos do Brasil são reconhecidos internacionalmente como profissionais de respeito e competência”, aponta Roberto Rabachino, presidente da FISAR (Federação Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori).

    Nesse sentido, a sétima edição do evento bienal está programada para ocorrer em abril de 2014 na Serra Gaúcha, e promete chamar ainda mais atenção do público nacional e estrangeiro. Em 2012, o concurso recebeu cerca de 15% a mais de amostras do que dois anos antes, prova de sua relevância. Agora, a ABE realizará o evento com a parceria da revista ADEGA e almeja ainda mais.

    Luciano Vian, presidente da ABE, afirma que o objetivo dessa união é alçar o concurso ao mesmo patamar dos cinco maiores eventos internacionais. Para isso, ele prevê que é necessário crescer ano a ano até receber entre 5 e 6 mil amostras. Um enorme desafio, que fica mais fácil, agora, com a nova parceria. “Aliar nosso conhecimento técnico, junto a produtores de vários países, com um grupo presente na área comercial, próximo dos importadores, como a Inner Editora, na figura da revista ADEGA, ajudará a agregar uma porcentagem maior de produtores internacionais, fazendo com que nosso concurso tenha maior importância no cenário mundial. Por isso, a parceria da ABE com ADEGA irá engrandecer o evento”, garante o enólogo.

    Christian Burgos, Publisher de ADEGA, diz que a relação entre a revista e a ABE vem se estreitando ao longo dos anos e culminou nessa parceria. “Reconhecemos na ABE um exemplo de seriedade e compromisso com o vinho de qualidade no Brasil. Com o tempo descobrimos que podemos colocar o concurso no mapa internacional de grandes concursos do mundo combinando nossas expertises, capacidade realizadora e disposição para o trabalho sério. Para ADEGA é uma honra trilhar este caminho junto com a ABE”, aponta. “Uma parte importante de nosso trabalho será investir pesadamente em marketing dentro e fora do mundo do vinho para divulgar os vinhos medalhistas do concurso e impulsionar suas vendas”, finaliza.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Associação Brasileira de Enologiaconcurso internacional de vinhos do brasilOrganização Internacional da Uva e do Vinho

    Notícias relacionadas

    Imagem China cai, Brasil sobe, Austrália é dúvida. Não é futebol, é o mercado do vinho!

    China cai, Brasil sobe, Austrália é dúvida. Não é futebol, é o mercado do vinho!

    Novas tecnologias estão mudando a viticultura e ajudam a maximizar o potencial produtivo e de qualidade do vinho

    Como funciona a viticultura de precisão?

    Imagem O mercado de vinhos em 2023 e perspectivas para 2024

    O mercado de vinhos em 2023 e perspectivas para 2024

    Imagem Uvibra nega pedido de Salvaguarda

    Uvibra nega pedido de Salvaguarda

    Imagem Uvibra garante não pedir salvaguarda

    Uvibra garante não pedir salvaguarda

    Imagem Somos todos contra a Salvaguarda. E agora?

    Somos todos contra a Salvaguarda. E agora?

    Imagem IGW no Rhône

    IGW no Rhône

    Imagem Análise dentro da análise

    Análise dentro da análise

    Imagem No front interno

    No front interno

    Imagem Um bom ano

    Um bom ano

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Opus One processa fornecedor por contaminação
    1

    Opus One processa fornecedor por contaminação

    Os melhores vinhos de 2019
    2

    Os melhores vinhos de 2019

    Colher no gargalo da garrafa de espumante ajuda a manter as bolhas?
    3

    Colher no gargalo da garrafa de espumante ajuda a manter as bolhas?

    Garrafa de vinho do Porto quebra recorde de preço
    4

    Garrafa de vinho do Porto quebra recorde de preço

    O Dão: A região que proporciona grandes vinhos
    5

    O Dão: A região que proporciona grandes vinhos

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group