Novo patamar

Em 2014, o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil chega à sétima edição com novidades que prometem fazer dele uma referência mundial

por Por Matheus Martins Fontes

Concurso conta com jurados brasileiros e estrangeiros

Um vinho que ganhador de medalhas em um concurso renomado ganha um diferencial que impacta direta e positivamente em suas vendas. Não é à toa que tantos rótulos em todo o mundo estampam suas medalhas e que as vinícolas dediquem espaço nobre de suas instalações para expor suas vitórias.

O que caracteriza um evento de peso no mundo do vinho? Suporte das mais relevantes instituições do mercado local, participação de importantes players internacionais, chancela das mais célebres organizações mundiais etc. O Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), pode se gabar de ter tudo isso.

Vale lembrar que o concurso é o único no país com a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e União Internacional dos Enólogos (UIOE). “A OIV é praticamente a ONU em um concurso internacional que tem o seu apoio, pois certifica que aquele evento respeita todas as regras de seleção regulamentadas por leis de nível internacional. Durante um ano, no mundo inteiro, são organizados centenas de concursos e somente alguns têm o privilégio de receber a certificação da OIV. Ser reconhecido pela entidade, além de ser um símbolo de qualidade, é também uma grande honra para a ABE, porque significa que os enólogos do Brasil são reconhecidos internacionalmente como profissionais de respeito e competência”, aponta Roberto Rabachino, presidente da FISAR (Federação Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori).

Nesse sentido, a sétima edição do evento bienal está programada para ocorrer em abril de 2014 na Serra Gaúcha, e promete chamar ainda mais atenção do público nacional e estrangeiro. Em 2012, o concurso recebeu cerca de 15% a mais de amostras do que dois anos antes, prova de sua relevância. Agora, a ABE realizará o evento com a parceria da revista ADEGA e almeja ainda mais.

Luciano Vian, presidente da ABE, afirma que o objetivo dessa união é alçar o concurso ao mesmo patamar dos cinco maiores eventos internacionais. Para isso, ele prevê que é necessário crescer ano a ano até receber entre 5 e 6 mil amostras. Um enorme desafio, que fica mais fácil, agora, com a nova parceria. “Aliar nosso conhecimento técnico, junto a produtores de vários países, com um grupo presente na área comercial, próximo dos importadores, como a Inner Editora, na figura da revista ADEGA, ajudará a agregar uma porcentagem maior de produtores internacionais, fazendo com que nosso concurso tenha maior importância no cenário mundial. Por isso, a parceria da ABE com ADEGA irá engrandecer o evento”, garante o enólogo.

Christian Burgos, Publisher de ADEGA, diz que a relação entre a revista e a ABE vem se estreitando ao longo dos anos e culminou nessa parceria. “Reconhecemos na ABE um exemplo de seriedade e compromisso com o vinho de qualidade no Brasil. Com o tempo descobrimos que podemos colocar o concurso no mapa internacional de grandes concursos do mundo combinando nossas expertises, capacidade realizadora e disposição para o trabalho sério. Para ADEGA é uma honra trilhar este caminho junto com a ABE”, aponta. “Uma parte importante de nosso trabalho será investir pesadamente em marketing dentro e fora do mundo do vinho para divulgar os vinhos medalhistas do concurso e impulsionar suas vendas”, finaliza.

palavras chave

Notícias relacionadas