Em 2014, o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil chega à sétima edição com novidades que prometem fazer dele uma referência mundial
por Por Matheus Martins Fontes
Um vinho que ganhador de medalhas em um concurso renomado ganha um diferencial que impacta direta e positivamente em suas vendas. Não é à toa que tantos rótulos em todo o mundo estampam suas medalhas e que as vinícolas dediquem espaço nobre de suas instalações para expor suas vitórias.
O que caracteriza um evento de peso no mundo do vinho? Suporte das mais relevantes instituições do mercado local, participação de importantes players internacionais, chancela das mais célebres organizações mundiais etc. O Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), pode se gabar de ter tudo isso.
Vale lembrar que o concurso é o único no país com a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e União Internacional dos Enólogos (UIOE). “A OIV é praticamente a ONU em um concurso internacional que tem o seu apoio, pois certifica que aquele evento respeita todas as regras de seleção regulamentadas por leis de nível internacional. Durante um ano, no mundo inteiro, são organizados centenas de concursos e somente alguns têm o privilégio de receber a certificação da OIV. Ser reconhecido pela entidade, além de ser um símbolo de qualidade, é também uma grande honra para a ABE, porque significa que os enólogos do Brasil são reconhecidos internacionalmente como profissionais de respeito e competência”, aponta Roberto Rabachino, presidente da FISAR (Federação Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori).
Nesse sentido, a sétima edição do evento bienal está programada para ocorrer em abril de 2014 na Serra Gaúcha, e promete chamar ainda mais atenção do público nacional e estrangeiro. Em 2012, o concurso recebeu cerca de 15% a mais de amostras do que dois anos antes, prova de sua relevância. Agora, a ABE realizará o evento com a parceria da revista ADEGA e almeja ainda mais.
Luciano Vian, presidente da ABE, afirma que o objetivo dessa união é alçar o concurso ao mesmo patamar dos cinco maiores eventos internacionais. Para isso, ele prevê que é necessário crescer ano a ano até receber entre 5 e 6 mil amostras. Um enorme desafio, que fica mais fácil, agora, com a nova parceria. “Aliar nosso conhecimento técnico, junto a produtores de vários países, com um grupo presente na área comercial, próximo dos importadores, como a Inner Editora, na figura da revista ADEGA, ajudará a agregar uma porcentagem maior de produtores internacionais, fazendo com que nosso concurso tenha maior importância no cenário mundial. Por isso, a parceria da ABE com ADEGA irá engrandecer o evento”, garante o enólogo.
Christian Burgos, Publisher de ADEGA, diz que a relação entre a revista e a ABE vem se estreitando ao longo dos anos e culminou nessa parceria. “Reconhecemos na ABE um exemplo de seriedade e compromisso com o vinho de qualidade no Brasil. Com o tempo descobrimos que podemos colocar o concurso no mapa internacional de grandes concursos do mundo combinando nossas expertises, capacidade realizadora e disposição para o trabalho sério. Para ADEGA é uma honra trilhar este caminho junto com a ABE”, aponta. “Uma parte importante de nosso trabalho será investir pesadamente em marketing dentro e fora do mundo do vinho para divulgar os vinhos medalhistas do concurso e impulsionar suas vendas”, finaliza.
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