Revista ADEGA
Busca

Mundo Vino

É aprovada nova AOC para Côtes-du-Rhône-Villages

Com a entrada de Nyons, agora são 22 regiões com o status


Domaine Giniès na cidade de Piégon que faz parte da nova AOC Nyons Côtes-du-Rhône-Villages

O Institut National des Appellations d’Origine, órgão responsável pelas apelações de origem na França, aprovou a nova região de Nyons para a produção de Côtes-du-Rhône-Villages. A apelação está na parte nordeste do Rhône Sul e engloba quatro cidades: Nyons, Mirabel-aux-Baronnies, Piégon e Venterol.

LEIA MAIS

» Os segredos do Vale do Rhône

» Grenache, Garnacha ou Cannonau. Conheça os diferentes nomes dessa casta

Foram 22 anos de processo para que a região ganhasse o status, o grande problema era uma excessiva quantidade de Grenache plantada por lá. Por isso, desde 1998, os produtores locais aumentaram a plantação de Syrah para se enquadrarem nas regras do Côtes-du-Rhône-Villages.

A terceira casta mais plantada é a Mourvèdre e ainda há poucos hectares de Cinsault e Carignan. A apelação trabalha apenas com vinhos tintos secos e possui pouco mais de 300 hectares de área.

Nova apelação no Rhône tem a Grenache como a uva mais plantada, seguida da Syrah e Mourvèdre

Um dos maiores produtores locais Chantal Giniès da vinícola orgânica Domaine Giniès diz que, “a qualidade dos nossos vinhos finalmente foi reconhecida após todos os esforços para entrar nas regras”.

A apelação Nyons já poderá ser usada na safra 2020 e com isso o número de regiões com o status de AOC Côtes-du-Rhône-Villages chega a vinte e dois.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

André De Fraia
Publicado em 12/11/2020, às 13h00


Mais Notícias