A casta ainda tem pelo menos mais dois nomes utilizados hoje em dia
por Redação
Garnacha na Espanha, Grenache na França, Cannonau na Itália. Nomes diferentes para a mesma casta
Garnacha, como é conhecida na Espanha, ou Grenache, na França, é ainda a Cannonau – típica na ilha da Sardenha, na Itália. Aliás, em solo italiano, ela ainda recebe outro nome: Tocai Rosso, no Vêneto.
Na França, a Garnacha também pode levar o nome da região que primeiro a recebeu quando veio da Espanha, Roussillon.
Há quem acredite que o nome Cannonau tenha sido o primeiro usado para se dirigir à Garnacha, denotando uma possível origem italiana e não espanhola como se supunha até então. No entanto, as referências tanto a uma quanto à outra são muito próximas.
Além disso, como a Sardenha foi colônia espanhola de 1479 a 1720 e a primeira menção ao nome Garnacha é de 1513, é de se supor que haja uma relação próxima.
Vinhedo de Grenache na França plantada em sistema de arbustos
Graças à sua boa adaptação aos climas mais quentes, a Garnacha é uma das uvas mais plantadas do mundo. E para provar, confira abaixo algumas dicas para conhecer melhor essa casta:
Aqui a Grenache está na companhia da Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot. De corpo médio e de perfil gastronômico, tem acidez refrescante, taninos firmes e final também médio, com toques de mirtilos, de groselhas e de cacau.
Este é um clássico GSM feito pelo renomado produtor francês Michel Chapoutier. Sempre consistente safra após safra, é um verdadeiro suco de frutas acompanhado de notas florais, especiadas e de ervas frescas.
Apesar de majoritariamente feito com Cinsault, esse é um exemplo dos excelentes rosés produzidos com a Garnacha. Fluido e gostoso de beber, conquista pelo volume de boca e pela profundidade.
Aqui, ao lado da Tempranillo, o destaque fica pelo cultivo biodinâmico e uso de parreiras com 25 a 40 anos. Esse vinho é elaborado pelas mãos do talentoso enólogo Alvar de Dios.
Este é um 100% Garnacha proveniente de um único vinhedo de 35 anos de idade. Um grande exemplar de Navarra que encanta pelo equilíbrio e pela elegância.
Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui
+lidas
Sour Grapes: história do falsificador famoso que foi parar no Netflix chega ao seu capítulo final
França questiona estratégia da UE em guerra comercial com EUA
Justiça espanhola arquiva caso de fraude em vinhos
Vinícolas da Turquia ganham espaço no mercado internacional
Terra de tintos famosos, o Médoc passa a ter vinhos brancos em sua denominação