Vinho - 01.Ago -

Vinícolas da Turquia ganham espaço no mercado internacional

por Redação

A região sul da Turquia se tornou uma área promissora para a produção de vinhos - muitos especialistas a compararam com Napa Valley, EUA, famosa por vinícolas 'top' do mundo.

Divulgação
Uva Öküzgözü, originária do leste da Turquia
"As vinícolas premiadas da Turquia estão atraindo famosas marcas de vinho do mundo", disse Yasin Tokar, chefe da Associação de Produtores de Vinho da Turquia, no sul da província de Denizli.

Essa associação e o mercado de vinho turco realizaram uma conferência para a imprensa em Denizli. Notando que as vinícolas turcas vinham sendo comparadas frequentemente com as famosas vinícolas de Napa Valley, Tokat disse, "Vinhos produzidos na região sul da Turquia são altamente favorecidos entre os amantes de vinho que procuram sabores únicos".

"As uvas plantadas em uma área de 30 milhões de metros quadrados em Denizli atraem muitos produtores de vinho mundialmente famosos", ele disse, acrescentando que Cabernet Sauvignon e Shoraz são dois tipos favorecidos pelos produtores estrangeiros.

Kalecik Karasi, uma uva plantada majoritariamente na Turquia Central, e Öküzgözü e Boğazkere, ambas uvas vermelho-escuras e originárias do leste do país, são listadas como as uvas favoritas pelos produtores estrangeiros, já que os vinhos produzidos por essas uvas apresentam um sabor e aroma únicos, encontrados apenas em solo turco.

Desde que muitos fazendeiros começaram a focar na produção de uvas na província do sul do país, eles têm sido encorajados por uma forte demanda local e internacional, e Denizli emergiu como o centro dos negócios vinícolas da região.

"Trio, um vinho único de Öküzgözü, Boğazkere e Kalecik Karası misturadas como Cabernet Sauvignon ou Shiraz é o favorito de muitos amantes de vinho", disse Tokat. Esse vinho especial ganhou duas medalhas de bronze nas competições vinícolas nos EUA e Reino Unido esse ano, ele acrescentou.

Apesar do sucesso internacional do vinho turco, as suas exportações do país tem se concentrado em três mercados particulares: o norte de Cyprus, com 26%, Bélgica com 23% e Alemanha com 10%, de acordo com a Export Prootion of Center of Turkey.

E MAIS: Vinhos exóticos - Uma degustação às cegas de vinhos 'exóticos' revelou que, em médio prazo, países como Turquia, China e México podem surpreender

Mais notícias sobre vinhos...

+ Substância das uvas protege a pele de envelhecimento precoce e de até câncer

+ Empresa britânica se une a companhia argentina para promover pequenas vinícolas no Reino Unido

+ Seminário virtual voltado para bodegas espanholas fala sobre mercados de vinho no Brasil

+ Cadeia de supermercados britânica deixará de vender vinhos abaixo de 5 libras

+ Sarkozy se coloca contra a liberalização dos direitos de plantação da UE

palavras chave

Notícias relacionadas