Mercado Internacional

O Poder dos vinhos de Bordeaux

Relatório da Liv-ex, das 100 marcas mais poderosas, traz Bordeaux na liderança

Vinhos de Bordeaux são aposta segura para investidores
Vinhos de Bordeaux são aposta segura para investidores

por Silvia Mascella Rosa

Um mercado desafiador é que se anuncia para os comerciantes de vinhos. Depois de um pico de vendas e consumo causado pelo isolamento da Covid, parte do mercado retornou aos parâmetros pré-Covid e os desafios são muitos, principalmente da queda de preços.

A London International Vintner's Exchange (Liv-ex), plataforma que congrega vários serviços e informações para o trade (preços de negociantes e produtores, marketplace e até espaços de armazenamento e distribuição, entre outros serviços), lançou ontem (22 de novembro) seu relatório com o ranking das 100 marcas mais poderosas.

LEIA TAMBÉM: A margem esquerda e a direita de Bordeaux: conheça as diferenças

A lista mostra a relação entre as marcas e o trade global ao longo dos últimos 12 meses, levando em consideração a performance dos preços, preços médios, valor e volume das comercializações através da plataforma.

O relatório aponta algo que já era esperado, a queda na comercialização, mas também afirma que a busca pela qualidade aumentou: "Os investidores tendem a se afastar das marcas que podem oferecer algum risco e alocar recursos nas mais seguras", afirma o texto.

Os vinhos da região de Bordeaux sairam na frente com o maior crescimento. Os rótulos de Bordeax representam uma aposta segura, pois são bem compreendidos pelos colecionadores e conhecedores, que entendem que a alta qualidade vem com preços também superiores. É o que se chamava antigamente de 'líquido e certo'.

LEIA TAMBÉM: ADEGA degusta Bordeaux

Marcas de outras regiões tradicionais e importantes, no entanto, perderam espaço, como a Borgonha e a California, e outras ainda se mantiveram estáveis ou cresceram pouco, como Itália e Espanha. Mas embora tenham perdido alguns rótulos na lista dos 100 mais poderosos, California e Borgonha mantiveram seu share razoavelmente estável, por conta do investimento em qualidade, que trouxe para lista vinhos de valores mais elevados.

Para conhecer a lista Power 100, você pode acessar a página da Liv-ex: www.liv-ex.com

palavras chave

Notícias relacionadas