Relatório da Liv-ex, das 100 marcas mais poderosas, traz Bordeaux na liderança
por Silvia Mascella Rosa
Um mercado desafiador é que se anuncia para os comerciantes de vinhos. Depois de um pico de vendas e consumo causado pelo isolamento da Covid, parte do mercado retornou aos parâmetros pré-Covid e os desafios são muitos, principalmente da queda de preços.
A London International Vintner's Exchange (Liv-ex), plataforma que congrega vários serviços e informações para o trade (preços de negociantes e produtores, marketplace e até espaços de armazenamento e distribuição, entre outros serviços), lançou ontem (22 de novembro) seu relatório com o ranking das 100 marcas mais poderosas.
LEIA TAMBÉM: A margem esquerda e a direita de Bordeaux: conheça as diferenças
A lista mostra a relação entre as marcas e o trade global ao longo dos últimos 12 meses, levando em consideração a performance dos preços, preços médios, valor e volume das comercializações através da plataforma.
O relatório aponta algo que já era esperado, a queda na comercialização, mas também afirma que a busca pela qualidade aumentou: "Os investidores tendem a se afastar das marcas que podem oferecer algum risco e alocar recursos nas mais seguras", afirma o texto.
Os vinhos da região de Bordeaux sairam na frente com o maior crescimento. Os rótulos de Bordeax representam uma aposta segura, pois são bem compreendidos pelos colecionadores e conhecedores, que entendem que a alta qualidade vem com preços também superiores. É o que se chamava antigamente de 'líquido e certo'.
LEIA TAMBÉM: ADEGA degusta Bordeaux
Marcas de outras regiões tradicionais e importantes, no entanto, perderam espaço, como a Borgonha e a California, e outras ainda se mantiveram estáveis ou cresceram pouco, como Itália e Espanha. Mas embora tenham perdido alguns rótulos na lista dos 100 mais poderosos, California e Borgonha mantiveram seu share razoavelmente estável, por conta do investimento em qualidade, que trouxe para lista vinhos de valores mais elevados.
Para conhecer a lista Power 100, você pode acessar a página da Liv-ex: www.liv-ex.com