Confira lista de rótulos elaborados na Itália degustados pela Revista ADEGA
por Redação
Prosecco é uma Denominação de Origem Controlada para vinho espumante, produzido nas regiões de Veneto e Friuli-Venezia Giulia, no noroeste da Itália.
A área de produção da denominação Prosecco foi criada oficialmente em 2 de abril 1969 e abrange quatro províncias do Friuli Venezia Giulia (Gorizia, Pordenone, Trieste e Udine) e cinco províncias do Vêneto (Belluno, Pádua, Treviso, Veneza, Vicenza).
Quando a vindima, vinificação e engarrafamento decorrem integralmente nas províncias de Treviso e Trieste, podem ser utilizadas as menções especiais Prosecco DOC Treviso e Prosecco DOC Trieste.
As uvas utilizadas para o Prosecco são principalmente Glera, uma qualidade típica do nordeste da Itália desde a era romana, que era chamada de Puccino. Mas também está autorizado o uso de até 15% de outras variedades, em conjunto ou separadamente: Verdiso, Bianchetta Trevigiana, Perera, Glera lungo, Chardonnay, Pinot Bianco e Pinot Grigio e Pinot Nero, Desde a safra de 2020, foi autorizada a produção de Prosecco Rosé. Para esse tipo de espumante, é utilizado as variedades Glera e Pinot Noir.
Confira no carrossel os melhores espumantes de Prosseco degustados pela Revista ADEGA, elencados a partir da maior nota: