Lista de vinhos

Os melhores espumantes de Prosseco degustados pela Revista ADEGA

Confira lista de rótulos elaborados na Itália degustados pela Revista ADEGA

Imagem Os melhores espumantes de Prosseco degustados pela Revista ADEGA

por Redação

Prosecco é uma Denominação de Origem Controlada para vinho espumante, produzido nas regiões de Veneto e Friuli-Venezia Giulia, no noroeste da Itália.

A área de produção da denominação Prosecco foi criada oficialmente em 2 de abril 1969 e abrange quatro províncias do Friuli Venezia Giulia (Gorizia, Pordenone, Trieste e Udine) e cinco províncias do Vêneto (Belluno, Pádua, Treviso, Veneza, Vicenza).

Quando a vindima, vinificação e engarrafamento decorrem integralmente nas províncias de Treviso e Trieste, podem ser utilizadas as menções especiais Prosecco DOC Treviso e Prosecco DOC Trieste.

As uvas utilizadas para o Prosecco são principalmente Glera, uma qualidade típica do nordeste da Itália desde a era romana, que era chamada de Puccino. Mas também está autorizado o uso de até 15% de outras variedades, em conjunto ou separadamente: Verdiso, Bianchetta Trevigiana, Perera, Glera lungo, Chardonnay, Pinot Bianco e Pinot Grigio e Pinot Nero, Desde a safra de 2020, foi autorizada a produção de Prosecco Rosé. Para esse tipo de espumante, é utilizado as variedades Glera e Pinot Noir. 

Confira no carrossel os melhores espumantes de Prosseco degustados pela Revista ADEGA, elencados a partir da maior nota:

palavras chave

Notícias relacionadas