Experiência antes restrita a edições mensais e a grupos se torna fixa a partir de 2025
por Redação
A partir deste sábado (4.jan.2025), quem visitar Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, terá mais uma opção de passeio: o L’Essenza del Vino. Trata-se de uma degustação orientada de vinhos e espumantes, feita a bordo de um trem, que percorre três cidades da Serra Gaúcha. Anteriormente, a experiência era restrita a datas especiais e a grupos fechados.
Agora, neste ano, o roteiro passa a ser fixo no calendário e será realizado de janeiro a dezembro, sempre aos sábados. Enquanto estiverem na tradicional maria fumaça, os passageiros terão a companhia de um sommelier para degustar rótulos locais, harmonizados com uma tábua de frios, em um vagão especial da locomotiva.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
“A procura dos visitantes pelo L’Essenza del Vino cresceu muito em 2024. Tínhamos previsto uma edição por mês e tivemos que abrir datas extras. O passeio também é muito procurado por grupos que fazem enoturismo, por ter esse diferencial do acompanhamento do sommelier”, afirma Cristiane Tomazini, gerente de marketing da Giordani Turismo.
De acordo com a empresa responsável, as características da uva, da safra e do terroir farão parte da apresentação dos vinhos “cuidadosamente selecionados”. Cada passageiro deve degustar cerca de cinco rótulos durante o passeio, que, além de Bento Gonçalves, passa pelos municípios de Garibaldi e Carlos Barbosa.
LEIA TAMBÉM: Pipa Parade: exposição de arte em barricas percorrerá Serra Gaúcha
Assim como nos demais passeios da operadora, a compra do roteiro L’Essenza del Vino inclui um transfer de ônibus entre as estações de embarque e dá direito à entrada no Parque Cultural Epopeia Italiana, em Bento Gonçalves. A taça de vidro usada no passeio também pode ser levada para a casa, como recordação.
Cada bilhete custa R$ 337 (de janeiro a junho) ou R$ 346 (de julho a dezembro), por pessoa. Crianças até cinco anos de idade não pagam, mas devem sentar no colo dos responsáveis. Já os pequeninos com idade de seis a dez anos pagam meia. Mais informações estão disponíveis no site oficial.
+lidas
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?
Qual o vinho certo para harmonizar com bacalhau?
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!