Primeira edição

Pipa Parade: exposição de arte em barricas percorrerá Serra Gaúcha

Projeto cultural poderá ser visitado de janeiro a março de 2025, em dez cidades

Pipa Parade resgata os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul - Tiago Beef
Pipa Parade resgata os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul - Tiago Beef

por Redação

Tradicional produtora de vinhos, a Serra Gaúcha sediará o primeiro Pipa Parade: um projeto cultural itinerante que percorrerá dez cidades da região, de 7 de janeiro a 7 de março de 2025. Ao todo, são 30 obras de arte feitas em barricas de vinho (pipas), pintadas para celebrar os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

O projeto visa incrementar o enoturismo local, marcando justamente o início da colheita das uvas, época em que a região costuma receber muitos turistas. É também uma forma de incentivar as viagens ao estado, que ainda se recupera dos prejuízos causados pelas enchentes históricas de maio deste ano (2024).

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

“O Pipa Parade vem para ser um novo marco turístico e cultural para o período da vindima. Queremos que seja um momento de conexão entre a raiz local, as melhores experiências enoturísticas do ano e o cenário artístico do Rio Grande do Sul, que é extremamente rico”, disse Matheus Zarpelon Vigel, COO da Wine Locals, que realiza o evento em parceria com o Ministério da Cultura e o governo do estado.

Saguão onde as peças foram pintadas pelos artistas | Crédito: Tiago Beef

A rota inédita da exposição terá pontos nas cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Gramado, Canela, Caxias do Sul, Pinto Bandeira, Flores da Cunha, São Francisco de Paula e Monte Belo do Sul. Ou seja, ligará duas importantes regiões turísticas gaúchas: a da Uva e do Vinho e a das Hortênsias.

LEIA TAMBÉM: Dicas para visitar a Serra Gaúcha

Em termos artísticos, o Pipa Parade tem a curadoria de André Venzon e conta com a participação de 30 artistas gaúchos, incluindo nomes como Antônio Giacomin, Bina Monteiro, Celo Pax, Claudia Hamerski e Geraldo Markes. Cada um foi responsável por elaborar uma obra, composta por pinturas em três barricas.

“Não temos dúvida de que esta será a primeira edição de um projeto que tem tudo para ser referência internacional”, disse Matheus Vigel. Além dos realizadores, o projeto conta com o apoio de nove empresas, incluindo vinícolas da Serra Gaúcha. Mais detalhes sobre o evento podem ser vistos no site oficial.

ABAIXO, OS MELHORES VINHOS DA SERRA GAÚCHA RECÉM-DEGUSTADOS ⬇

palavras chave

Notícias relacionadas