35% dos americanos consomem vinho com mais frequência do que outras bebidas
por Redação
Segundo pesquisa divulgada pelo instituto Gallup – publicada em 1 de agosto –, vinho e cerveja dividem a preferência dos consumidores nos Estados Unidos. O estudo diz que 35% dos entrevistados disseram que bebem mais vinho do que qualquer outra bebida alcoólica e 36% responderam que consomem mais cerveja. Como há uma margem de erro de 3 pontos percentuais, há um nítido empate. Os que preferem destilados representam 23%.
Há 20 anos, a mesma pesquisa mostrava que quase metade da população preferia a cerveja (47%) e apenas 27% o vinho. Essa tendência, contudo, foi se modificando com os anos e a divisão vinho/cerveja já estava muito próxima em 2005, porém, com a crise financeira, a cerveja novamente ganhou mais espaço nos últimos anos e assumiu a dianteira na lista de preferências.
Segundo o Gallup, a tendência de aumento do consumo de vinho recentemente se deu especialmente no grupo de pessoas mais jovens e outras minorias. "Se esses padrões permanecerem, a cerveja dificilmente assumirá a posição de liderança que tinha décadas atrás", afirma a nota.
Assim, o principal crescimento se deu no grupo de pessoas entre 18 e 29 anos. Em 20 anos, 71% diziam consumir mais cerveja. Hoje, 41%, uma queda de 30%. Nesse período, o vinho abocanhou 10% da preferência desse grupo. O aumento também ocorreu entre os negros, com 12% mais optando pelo vinho nesse período de duas décadas.
Por fim, a pesquisa aponta que as mulheres ainda são as principais consumidoras de vinho, com 52% delas optando por essa bebida. Por outro lado, 53% dos homens responderem consumir mais cerveja. Ainda assim, 20% deles escolhem o vinho, um crescimento de 5% comparado com 20 anos atrás.