Mundo Vino

Petrus era o vinho do espaço

Em um experimento único videiras e vinhos passaram 14 meses orbitando a terra

por André De Fraia

Garrafas de Petrus safra 2000 foram utilizadas no experimento

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Foi notícia em janeiro de 2021 o retorno de 12 garrafas de vinho e 320 vinhas para a terra após estagiarem na Estação Espacial internacional.

No entanto, não havia maiores informações sobre a bebida, apenas que era proveniente de Bordeaux.

Agora, a Space Cargo, empresa responsável pela experiência, revelou que as doze garrafas eram de Petrus 2000. Segundo a startup a escolha foi com base em critérios enológicos e que a preferência era de um vinho bem estruturado, dominado por uma única casta, no caso a Merlot.

Como informado anteriormente, uma degustação foi realizada comparando os vinhos “espaciais” com vinhos da mesma safra que ficaram em terra. A conclusão dos especialistas é que as modificações foram pequenas e variaram de acordo com a sensibilidade de cada degustador, “por unanimidade, os dois vinhos foram considerados grandes vinhos, o que significa que apesar dos 14 meses de permanência na estação espacial internacional, o ‘vinho espacial’ foi muito bem avaliado sensorialmente”, disse o professor Philippe Darriet do Instituto do Vinho ligado à Universidade de Bordeaux.

Degustação às cegas foi realizada para comparar o Petrus "espacial" com a amostra que ficou na Terra

Os vinhos agora passarão por uma análise química que, segundo os pesquisadores, servirá como base para um artigo a ser publicado em breve.

Os vinhedos

Uma parte importante do estudo era saber como as vinhas iriam se comportar e eventualmente se adaptar com o estresse extremo da microgravidade. Esta parte da pesquisa ainda está em andamento e pode trazer respostas de como os produtores aqui na Terra podem lidar com as mudanças climáticas.

» Conheça as denominações francesas

» Vinho contrabandeado é apreendido escondido em caixas de ovos

» Como foi definido o volume de 750 ml para a garrafa de vinho?

Segundo o CEO da Space Cargo, Nicolas Gaume, as plantas passarão por um sequenciamento completo do genoma, o que trará uma visão clara das mudanças no DNA das parreiras durante a estadia na Estação Espacial.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas