• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Vinho natural

    As polêmicas do vinho natural

    A viticultura natural gera muita controvérsia e ofensivas no mundo do vinho

    por Felicity Carter

    O debate sobre viticultura natural gerou ofensivas que raramente são vistas no comumente pacífico mundo do mercado do vinho. Há muitos pontos criando controvérsias. Um é que vinhos “naturais” podem ser instáveis, oxidar rapidamente; em vez de expressar o terroir, os vinhos apenas têm o gosto de qualquer outra bebida oxidada. Outro problema é que se um estilo de vinificação leva o nome de “natural”, isso implica que todos os outros estão fazendo vinhos “não naturais”. E, de fato, aqueles no campo dos vinhos naturais frequentemente falam sobre os outros vinhos chamando-os de “manipulados”. Sem surpresa, essa conversa gerou uma certa repercussão. O enólogo francês Michel Chapoutier chamou os produtores naturais de hippies na revista Decanter. “Isso é um ‘connerie’. É um lixo. É como fazer vinagre, vinagre ruim”, ele disse. Ainda na Decanter, o escritor Andrew Jefford disse que alguns produtores naturais são dogmáticos, perseguindo uma “perversão de ideias de naturalidade fundamentalista”. E mesmo Robert Parker entrou na roda chamando os vinhos naturais de “uma das maiores fraudes sendo impingidas aos consumidores”.

    Tão agressiva foi a conversa que o crítico de vinhos do New York Times, Eric Asimov, entrou na briga pedindo calma. “Quase dois anos atrás, comparei a discussão dos vinhos naturais a um vespeiro, que incitou discórdias por todo o mundo do vinho”, ele escreveu. “Se algo piorou foi a balbúrdia, exceto que agora as vozes mais altas são as da condenação. As críticas aumentam a questão do que, exatamente, as pessoas acham tão ameaçador nos vinhos naturais e as pessoas que gostam dele”. Parte do problema, ele diz, é que a palavra “natural” é “nebulosa e imperfeitamente definida”, e sugere que é essa falta de definição que perturba os críticos. Ele diz que vinhos naturais oferecem um ideal de que é melhor o mundo do vinho “absorver e considerar” em vez de ficar bravo com isso.

    Veja também:

    + O que são os vinhos naturais?

    + Poder anti-inflamatório do vinho prolonga a vida

    O crítico de vinhos da revista Slate, , seguiu dizendo que Asimov entendeu mal as críticas do movimento. Steinberger disse que a razão pela qual os defensores do vinho natural estarem tão inflamados é que eles “não gostam de ter suas ideias contestadas e habitualmente declaram que qualquer um que tenha problema com seus pronunciamentos está fazendo isso porque se sente ameaçado. É uma reivindicação muito autolisonjeira e é uma maneira de se esquivar do debate”. Ela acrescenta que os proponentes da vinicultura natural estão entrando em um debate ideológico, cheio de dogmatismo e juízos.

    Ele pode ter um ponto aí. Como tantos movimentos ideológicos antes, o movimento do vinho natural parece estar se dividindo em facções. Apesar do sucesso da Natural Wine Fair em Londres no ano passado, o evento foi quebrado ao meio, com a Real Wine Fair, organizada por Les Caves de Pyrene e outros negociantes de vinho, ocorrendo ao mesmo tempo que a RAW de Isabelle Legeron: The Artisan Wine Fair, suportada pela La Renaissance des Appellations. De acordo com relatos da imprensa, a feira se dividiu, pois os organizadores não puderam concordar em como seguir em frente.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Vinho NaturalO que é vinho naturalcomo é feito o vinho natural

    Notícias relacionadas

    Colheita de uvas no vinhedo

    Catalunha antecipa vindima e já colheu 126,8 milhões de kg

    Philippe Sereys de Rothschild

    Confira entrevista exclusiva com Philippe Sereys de Rothschild

    Ilustração

    Salton exporta 6 milhões de garrafas para mais de 30 países

    Vinhedo Sob a Fumaça do Incêndio

    Incêndio ameaça vinhedo histórico de Aragón, na Espanha

    touriga, dão

    Dão: altitude, granito e castas que definem seus vinhos

    Borgonha

    Borgonha supera recorde de vindima que durava desde 1556

    Exportação de Vinhos no Porto

    Tarifas derrubam importações de vinho nos EUA em 2026

    adega subterrânea

    Pommery obtém € 42,8 milhões e encerra negociação com Henkell

    Colheita

    Champagne inicia vindima mais precoce de sua história

    Jimmy Butler

    Jimmy Butler visita grandes vinícolas de Bordeaux

    Cabernet sem fronteiras

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    10 livros que ajudam a compreender o vinho
    1

    10 livros que ajudam a compreender o vinho

    Algarve guarda uma história milenar ligada ao vinho
    2

    Algarve guarda uma história milenar ligada ao vinho

    Representantes da safra 2013
    3

    Representantes da safra 2013

    A nova geografia do vinho no Brasil
    4

    A nova geografia do vinho no Brasil

    Bacalhau: vinho tinto ou branco?
    5

    Bacalhau: vinho tinto ou branco?

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group