ADEGA indica

Ponce Tinto 2019, um tinto espanhol extraordinário

O editor de vinhos de ADEGA, Eduardo Milan, degustou neste mês o Ponce Tinto 2019

por Silvia Mascella Rosa

PONCE Tinto 2019, Um tinto espanhol Extraordinário

Localizada na Meseta Central, a DO Manchuela foi reconhecida nos anos 2000 

A DO Manchuela ainda não é tão conhecida como sua vizinha a oeste, Castilla-La Mancha, mas a variedade de uvas e de terroirs da Espanha trazem constantemente, para nossas taças, boas surpresas. Localizada na Meseta Central, em direção leste ao mar, essa jovem DO foi reconhecida nos anos 2000 após anos de trabalho do grupo de viticultores locais e do Conselho Regulador. As 37 vinícolas pertencentes à DO estão localizadas entre as cidades de Cuenca, ao norte e Albacete, ao sul.

» 5 combinações perfeitas entre espumantes e comidas

O editor de vinhos de ADEGA, Eduardo Milan, degustou neste mês o Ponce Tinto 2019, das Bodegas y Viñedos Ponce, de Villanueva de la Jara, em Cuenca. A pequena vinícola familiar foi fundada em 2005 por dois irmãos que possuem um vinhedo próprio (de herança familiar) e arrendam terras também, todas seguindo as normas ecológicas e da biodinâmica. O enólogo é Juan Antonio Ponce, que já trabalhou em outras vinícolas tanto de Manchuella quanto de outras zonas espanholas.

A principal uva da DO é a Bobal, uva tinta escura e robusta, que em anos de vitivinicultura de volume, foi utilizada no lugar da Tempranillo, por ser muito mais barata. Mas com a evolução da vinificação e o interesse em diferenciar as regiões e seus vinhos, a Bobal ganhou atenção e cuidado para mostrar suas características únicas, de frutas vermelhas e negras, como descreve Eduardo Milan em sua resenha, apontando que o vinho degustado tem 85% de uva Bobal e 15% de uva Moravia Agria. Mas se você nunca ouviu falar da Moravia Agria, não se assuste. É uma casta de La Mancha, quase esquecida e que está 'renascendo' oficialmente pela DO Manchuela.

O enólogo da Ponce, Juan Antonio, comprometido a recuperar as variedades minoritárias da região, acredita que ela não se expandiu por ser pouco comercial e por essa característica “agria”, (azeda) que - vejam como o mundo gira - em tempos de sobrematuração de uvas, deixa de ser um defeito e passa a ser uma qualidade.

Ponce Tinto 2019

Ponce Tinto 2019 - AD 95 pontos - Bodegas e Viñedos Ponce, Manchuela, Espanha

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas