Ao longo de três dias a ProWine 2022 reuniu expositores de 19 países, dobrou de tamanho e apresentou mais de 800 marcas de vinhos e destilados
por Redação
A edição 2022 da ProWine São Paulo, a maior e principal feira de vinhos e bebidas do Brasil e da América Latina, foi considerada um enorme sucesso. O evento que ocorreu entre os dias 27 e 29 de setembro, reuniu no Expo Center Norte, mais de 450 expositores, de 19 países, que juntos representam mais de 800 marcas de vinhos e destilados.
A iniciativa realizada pela Emme Brasil e o Inner Group, em sociedade com a Messe Düsseldorf, apresentou os bons resultados do mercado brasileiro e um crescimento consolidado. A megaestrutura montada nos pavilhões é considerada inédita, com a estreia de diversas empresas e marcas que desembarcaram pela primeira vez no Brasil. Além disso, mais de 65 vinícolas brasileiras estiveram presentes.
O evento permitiu mostrar como o mapa do vinho está mudando no globo, com a presença de marcas de diversas regiões do Brasil, como Goiás, Bahia, São Paulo e Minas Gerais, indo além das conhecidas vinícolas da região Sul. Outro destaque foi a presença de países pouco conhecidos no vinho, com destaque para Moldávia, Romênia, Turquia, Polônia, Bulgária, Eslovênia, entre outras, que agora despontam como regiões com potencial de crescimento e produção de rótulos de qualidade.
A ProWine São Paulo 2022 reuniu centenas de profissionais de vários cantos do mundo, que confirmaram a importância do Brasil no mundo do vinho.
Mais do que uma iniciativa para gerar negócios e intercâmbio entre o mercado, esse é um projeto que acredita muito no poder da disseminação do conhecimento e na educação como um agente poderoso para ajudar na transformação e crescimento do profissional e no desenvolvimento da indústria.
“A ProWine 2022 se consolidou como a maior feira de negócios do vinho na América Latina. Mais que dobramos de tamanho este ano e vamos crescer ainda mais em 2023”, destacou Christian Burgos, CEO do Inner Group.
A edição 2022 cresceu consideravelmente em estrutura, saindo 1.800 metros quadrados no ano passado para 4.500 metros quadrados, uma área 2,5 vezes maior.
Embora o visitante tenha sido apresentado a grandiosidade do evento, com expositores de diversos países e a oportunidade de degustar centenas de rótulos, o evento ainda destacou seu caráter profissional e educativo. O ProWine Fórum, o vértice ofereceu uma série de master classes, debates e tendências de mercado.
Outro ponto importante foi o foco no tema sustentabilidade, que se tornou uma das maiores preocupações do setor, que é um dos mais sensíveis as mudanças climáticas.
“Queremos também abordar questões como o aumento da qualidade de produtos orgânicos, as boas ofertas de bebidas prontas e a consolidação das embalagens não tradicionais, como bag-in-box e latas de alumínio, que até poucos anos atrás, eram algo que enfrentava preconceitos com relação à qualidade. Mas, a pandemia fez o mercado repensar visões quando as garrafas de vidro começaram a faltar e foi preciso criar soluções e aceitar novos materiais e formatos”, contextualizou Rico Azeredo, diretor e sócio da ProWine São Paulo.
Outra boa notícia é que a organização já está trabalhando na edição 2023, que ocorrerá entre os dias 03 e 05 de outubro, também na Expo Center Norte.
Embora a edição 2022 tenha mais que dobrado de tamanho, a expectativa para o próximo ano é um crescimento moderado, voltado para melhoria da experiência, não apenas a ampliação da área disponível.
“No ano que vem, a meta é aumentar 20%, no máximo, porque não queremos crescer por crescer. Esse aumento tem que ser gradativo, sustentável e não desenfreado, a qualquer custo. Precisamos continuar sendo um espaço de troca, de business, mas mantendo o DNA que sempre nos permeou”, declarou Malu Sevieri, diretora e sócia da ProWine São Paulo.
+lidas
Primitivo e Zinfandel: duas uvas ou uma só? Descubra a resposta
Já ouviu falar de vinho feito com uvas congeladas?
Empresa britânica está contratando degustador de vinhos para três dias de vinhos em Portugal
Universidade de Oxford usou taça feita de crânio até 2015
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?