Ao longo de três dias a ProWine 2022 reuniu expositores de 19 países, dobrou de tamanho e apresentou mais de 800 marcas de vinhos e destilados
por Redação
A edição 2022 da ProWine São Paulo, a maior e principal feira de vinhos e bebidas do Brasil e da América Latina, foi considerada um enorme sucesso. O evento que ocorreu entre os dias 27 e 29 de setembro, reuniu no Expo Center Norte, mais de 450 expositores, de 19 países, que juntos representam mais de 800 marcas de vinhos e destilados.
A iniciativa realizada pela Emme Brasil e o Inner Group, em sociedade com a Messe Düsseldorf, apresentou os bons resultados do mercado brasileiro e um crescimento consolidado. A megaestrutura montada nos pavilhões é considerada inédita, com a estreia de diversas empresas e marcas que desembarcaram pela primeira vez no Brasil. Além disso, mais de 65 vinícolas brasileiras estiveram presentes.
O evento permitiu mostrar como o mapa do vinho está mudando no globo, com a presença de marcas de diversas regiões do Brasil, como Goiás, Bahia, São Paulo e Minas Gerais, indo além das conhecidas vinícolas da região Sul. Outro destaque foi a presença de países pouco conhecidos no vinho, com destaque para Moldávia, Romênia, Turquia, Polônia, Bulgária, Eslovênia, entre outras, que agora despontam como regiões com potencial de crescimento e produção de rótulos de qualidade.
A ProWine São Paulo 2022 reuniu centenas de profissionais de vários cantos do mundo, que confirmaram a importância do Brasil no mundo do vinho.
Mais do que uma iniciativa para gerar negócios e intercâmbio entre o mercado, esse é um projeto que acredita muito no poder da disseminação do conhecimento e na educação como um agente poderoso para ajudar na transformação e crescimento do profissional e no desenvolvimento da indústria.
“A ProWine 2022 se consolidou como a maior feira de negócios do vinho na América Latina. Mais que dobramos de tamanho este ano e vamos crescer ainda mais em 2023”, destacou Christian Burgos, CEO do Inner Group.
A edição 2022 cresceu consideravelmente em estrutura, saindo 1.800 metros quadrados no ano passado para 4.500 metros quadrados, uma área 2,5 vezes maior.
Embora o visitante tenha sido apresentado a grandiosidade do evento, com expositores de diversos países e a oportunidade de degustar centenas de rótulos, o evento ainda destacou seu caráter profissional e educativo. O ProWine Fórum, o vértice ofereceu uma série de master classes, debates e tendências de mercado.
Outro ponto importante foi o foco no tema sustentabilidade, que se tornou uma das maiores preocupações do setor, que é um dos mais sensíveis as mudanças climáticas.
“Queremos também abordar questões como o aumento da qualidade de produtos orgânicos, as boas ofertas de bebidas prontas e a consolidação das embalagens não tradicionais, como bag-in-box e latas de alumínio, que até poucos anos atrás, eram algo que enfrentava preconceitos com relação à qualidade. Mas, a pandemia fez o mercado repensar visões quando as garrafas de vidro começaram a faltar e foi preciso criar soluções e aceitar novos materiais e formatos”, contextualizou Rico Azeredo, diretor e sócio da ProWine São Paulo.
Outra boa notícia é que a organização já está trabalhando na edição 2023, que ocorrerá entre os dias 03 e 05 de outubro, também na Expo Center Norte.
Embora a edição 2022 tenha mais que dobrado de tamanho, a expectativa para o próximo ano é um crescimento moderado, voltado para melhoria da experiência, não apenas a ampliação da área disponível.
“No ano que vem, a meta é aumentar 20%, no máximo, porque não queremos crescer por crescer. Esse aumento tem que ser gradativo, sustentável e não desenfreado, a qualquer custo. Precisamos continuar sendo um espaço de troca, de business, mas mantendo o DNA que sempre nos permeou”, declarou Malu Sevieri, diretora e sócia da ProWine São Paulo.
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