Relatório da IndustryARC prevê um crescimento de 4,3% ao ano para o mercado de vinho tinto, em cinco anos, valor deve chegar a 94,6 bilhões de dólares
por André De Fraia
A IndustryARC, analista de dados e consultora para indústrias, prevê que o mercado de vinhos tintos deve atingir a marca de 94,6 bilhões até 2027.
Isso se daria com uma taxa de crescimento que deve ser em média de 4,3% ao ano entre 2022 e 2027.
“Devido à crescente demanda por atividades recreativas, o setor de alimentos está crescendo, o que deve ajudar o mercado de vinho tinto a prosperar. A mudança de estilo de vida e o aumento da aceitação de bebidas alcoólicas também podem ajudar os países emergentes a expandirem o consumo. Além disso, uma predileção por vinho durante grandes eventos ou reuniões sociais provavelmente ajudará a participação no mercado global de vinho tinto”, diz o relatório.
Outro interessante dado é que a Europa é apenas o terceiro maior mercado de vinho tinto do mundo. Segundo o relatório, as Américas, do Norte e do Sul, aparecem à frente do Velho Mundo. Estados Unidos e Canadá levam à América do Norte a responder por 31% do mercado de consumo de vinho tinto mundial, enquanto a América do Sul responde por 27% e a Europa por 22%.
O relatório destaca ainda que o maior crescimento no consumo se dá na região Ásia-Pacífico, com um destaque grande para a China e seu gigantesco mercado consumidor que cada vez mais descobre o vinho e tem uma predileção pelos tintos, a cor vermelha na cultura chinesa é considerada positiva e benéfica.
Falando das uvas em si, a casta Merlot é a que domina o mercado com a maior participação de vinhos tintos comercializados, porém, a Cabernet Sauvignon é a que mais cresce e deve ultrapassar sua parceira bordalesa nos próximos cinco anos.
O relatório completo da IndustryARC, pode ser visto clicando aqui.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho