• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Separação amistosa e novos casamentos

    Mistral rompe com Viña Montes

    Casamento que começou na década de 1990 entre Mistral e Viña Montes rompe de forma amistosa

    Viña Montes, umas mais conceituadas vinícolas chilenas
    Viña Montes, umas mais conceituadas vinícolas chilenas

    por Christian Burgos

    O rompimento de Mistral com Viña Montes será mais comentada hoje do que a degustação de qualquer vinho chileno.

    Notícias como estas, por pegarem o mercado de surpresa, parecem ter sido tomadas de forma intempestiva, mas nada mais longe da verdade.

    O fato é que o relacionamento da Mistral com Montes começou no início dos anos 90, inusitadamente em uma feira de vinhos em Bordeaux, e desenvolveu-se em uma relação muito próxima, sobretudo com o finado Douglas Murray (quem teve a oportunidade de conhecê-lo não se esquece).

    Douglas foi o responsável pelos anjos que permeiam a Viña Montes e seus rótulos, e que ele acreditava protegeriam a vinícola durante toda sua vida.

    Além de Douglas, nos acostumamos a ver a alegre Sonia Montanares apresentando os vinhos no Brasil. Sônia cuidou muito bem do Brasil e sempre teve orgulho em nos lembrar que foi a segunda funcionária contratada pela vinícola.

    Como costumo dizer, o negócio do vinho é um negócio entre pessoas e não entre empresas.

    A ligação entre importadores e vinícolas se torna tão intrinsecamente conectada que uma notícia como esta parece mais o fim de um casamento. Quando essa conexão esgarça o sinal amarelo aparece.

    Ciro Lilla nos contou que em um momento pararam de ser consultados e ouvidos e isso atingiu o auge quando Montes lançou um vinho na Place de Bordeaux e ele soube por terceiros.

    O tubo de pasta de dentes dessa história se deu quando no fim do ano passado Montes informou a Mistral que iria descontinuar a sua linha Reserva.

    O sonho de toda vinícola é crescer suas vendas em quantidade, ao mesmo tempo que vende vinhos cada vez mais caros. Uso a palavra sonho ao invés de estratégia porque qualquer estudante de economia, marketing e administração sabe que isso é uma equação não natural.

    Normalmente os vinhos de base ajudam a entrada dos vinhos premium nos pontos de venda, e dão massa crítica para a operação logística e financeira.

    A visão da Mistral é de que isto abalaria o equilíbrio do portfólio dos vinhos Montes no Brasil, e quem conhece o Dr. Ciro Lilla sabe que ele, além de saber muito de vinho, é um grande estrategista.

    Presumo que ele percebeu a crônica de uma morte anunciada que estava sendo escrita:

    • Capítulo 1: O produtor reposiciona os vinhos, e com isso desposiciona as linhas frente à concorrência e estratégias dos canais on e off trade.
    • Capítulo 2: o produtor aumenta a pressão por vendas e a relação vai ficando cada vez pior.
    • Capítulo 3: o produtor encontra um outro importador, que para conseguir a marca diz que poderia fazer muito melhor e faz uma grande compra inicial...
    • Capítulo 4: geralmente voltamos ao Capítulo 2...

    Melhor que viver uma novela cujo desfecho está escrito é reorganizar seus recursos para batalhas com maior retorno (e mais prazerosas, afinal trabalhamos com vinho).

    A família Lilla, elegantemente comunicou sua decisão a Montes há pouco mais de uma semana e nesta semana uma última reunião foi realizada no Brasil.

    Durante nossa conversa Ciro Lilla foi pontuando “quando numa relação o parceiro não ouve, não valoriza, só reclama e acha que nada está bom, é hora de terminar. Eu não quero trabalhar assim. Nossas relações com nossos produtores são sempre muito positivas e próximas.”

    Otávio Lilla nos mostrou os números do estoque de Montes na Mistral, e percebemos que permitem uma transição com calma, sem desabastecimento do mercado.

    Ao mesmo tempo Los Vascos vem do portifólio da Vinci para a Mistral, e uma marca de renome que saiu para experimentar outro relacionamento deve “voltar para casa”.

    As lições deste case:

    - Preços mais altos e maiores vendas não são diretamente proporcionais (a menos que o crescimento de qualidade seja proporcionalmente muito maior do que o aumento de preços).

    - Muitas vezes uma situação é mantida por aparência e “medo do que vão pensar”. Dói, mas às vezes, o melhor para todos é puxar o band-aid...

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Vinho ChilenoMercadoMercado do vinhoMistralViña Montes

    Notícias relacionadas

    Vale do rio Rhône - França

    Maison & Domaines Les Alexandrins compra vinhedos orgânicos no Rhône

    Frande parte da produção da Cristofoli é comercializada no varejo da vinícola em Faria Lemos - Rodi Goulart

    Vinícola gaúcha apostar no on trade para diversificar a estratégias de vendas

    Vinhos comercializados na Irlanda terão que conter alerta sobre o consumo de álcool

    Campanhas contra o consumo de álcool ameaçam o mercado de vinhos

    O seminário discutiu a desaceleração do setor no ano passado - Canva

    Adega Ideal apresenta panorama do mercado em 2022 e projeção para 2023

    A região asiática fortemente representada na edição 2023 - Divulgação

    ProWein Düsseldorf termina com recorde de público e data para 2024

    Vista da vinícola Lapostolle

    Após rompimento com Montes, Lapostolle volta para Mistral

    América do Norte responde por 31% do mercado de consumo de vinho tinto mundial

    Vinho tinto deve alcançar a marca de 94,6 bilhões de dólares em cinco anos

    Grupo Bollinger reforça a sua participação no Loire

    Bollinger Group compra a propriedade de Hubert Brochard no Loire

    Château Latour, um dos ícones de Bordeaux, fará parte do novo grupo

    Titãs do vinho francês criam novo gigante do mercado

    Inner Group

    ProWine 2022 dobrou de tamanho e reuniu mais de 450 expositores

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    A ligação entre a Igreja Católica e o champagne
    1

    A ligação entre a Igreja Católica e o champagne

    Vinícola gaúcha lança experiência para visitante criar seu próprio vinho
    2

    Vinícola gaúcha lança experiência para visitante criar seu próprio vinho

    Vinhos de Portugal anuncia campanha de fim de ano
    3

    Vinhos de Portugal anuncia campanha de fim de ano

    Dom Pérignon lança Rosé 2008, o vinho que marca a \u0022nova era\u0022 da Maison
    4

    Dom Pérignon lança Rosé 2008, o vinho que marca a "nova era" da Maison

    Vinhos brancos que passaram pelo processo bâtonnage
    5

    Vinhos brancos que passaram pelo processo bâtonnage

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group