O novo grupo será um gigante que englobará titãs do vinho francês como Latour e Clos de Tarr, além de vinícolas em Napa e no Oregon
por André De Fraia
A Artémis Domaines de François Pinault - proprietária de vinícolas icônicas como a Château Latour de Bordeaux, a Clos de Tart da Borgonha e a Domaine Eisele Vineyard de Napa – anunciou que comprou uma participação majoritária na Maisons & Domaines Henriot, proprietária da Bouchard Père & Fils na Borgonha, William Fèvre em Chablis, Maison Henriot em Champagne e Beaux Frères em Oregon.
A família Henriot manterá uma participação minoritária na nova empresa combinada.
"Para as propriedades do nosso grupo familiar, esta aliança é cheia de promessas", diz Larouzière Henriot em comunicado. "Com a Artémis Domaines partilhamos um profundo apego ao excepcional patrimônio vitivinícola francês e a ambição de desenvolver plenamente o incomparável conjunto que constituímos através da conjugação das nossas propriedades”.
A família Henriot começou na vinificação em Champagne, estabelecendo sua Maison em 1808. O tio de De Larouzière Henriot, Joseph Henriot, foi o responsável pela expansão da empresa depois de assumir a direção em 1957. Ele chegou a trabalhar em grandes vinícolas como a Charles Heidsieck, Veuve Clicquot e depois no grupo LVMH, antes de sair para voltar seu foco para a empresa familiar. Em 1995, ele comprou Bouchard, um negociante histórico da Borgonha que passava por momentos difíceis. Ele e sua equipe investiram e restauraram sua reputação. Henriot também comprou William Fèvre em Chablis. Após sua morte em 2015, a empresa continuou o plano de expansão sob o comando de Larouzière Henriot, chegando nos Estados Unidos quando comprou a Beaux Frères do Oregon em 2017.
François Pinault também comemorou a nova empresa, em comunicado o proprietário da Artémis Domaines diz: "A fusão da Maisons & Domaines Henriot e da Artémis Domaines é uma oportunidade maravilhosa para reunir os tesouros da nossa herança vitivinícola sob a mesma bandeira. É uma garantia de que um grupo francês garantirá a preservação a longo prazo dessas joias e continuará a busca pela excelência que marcou sua prestigiosa história."
François Pinault é um dos homens mais ricos do mundo. De origem humilde na Bretanha, ele iniciou sua carreira em uma madeireira e depois uma rede de varejo antes de fundar a Kering, uma gigante do luxo que inclui ícones da moda como Alexander McQueen e Gucci.
A Artémis é a empresa de investimentos de sua família, que começou seu foco no vinho quando Pinault comprou o Château Latour em 1993. Nos últimos anos a Artémis comprou algumas das vinícolas mais emblemáticas do mundo, incluindo Clos de Tart em Morey-Saint-Denis, Château Grillet no norte do Rhône , Eisele Vineyard de Napa e uma participação minoritária na Maison Jacquesson de Champagne. A empresa também é proprietária da Christie's, uma das principais casas de leilões do mundo do vinho, além da acionista majoritária da marca esportiva Puma.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho