Aumentando sua extensão de terras nas AOCs de Hermitage, empresa adquire vinhedos com certificação orgânica
por Silvia Mascella
As movimentações de negócios em torno dos vinhos já estão sendo retomadas neste ano de 2024. Uma das primeiras novidades em locais de produção de vinhos especiais do velho mundo vem do Vale do Rhône, na França.
A Maison & Domanies Les Alexandrins acabou de comprar (por valor não revelado) o Domaine St Jemms, com seus 38 hectares de vinhedos de certificação orgânica, em áreas das AOCs de Hermitage, Crozes Hermitage, Cornas e Saint Joseph.
LEIA TAMBÉM: Os segredos dos Hermitages
Esses serão os primeiros vinhedos orgânicos da empresa e incluem videiras de Syrah com mais de 60 anos de vida, adquiridas para fazerem companhia aos vinhedos de mais de 70 anos da Domaine Les Alexandrins em Crozes-Hermitage e os vinhedos de Tournon, com mais de 90 anos.
O Vale do Rhône está localizado na região leste da França, abaixo da região da Borgonha e acima da Provence, entre as cidade de Vienne (ao norte) e Avignon (ao sul). A uva Syrah é a estrela máxima de toda a região e, segundo pesquisas, é natural do Vale do Rhône. Outras uvas importantes dessa zona são a Marsanne, Roussanne, Grenache, Cinsault e Viognier.
Nicolas Jaboulet, um dos sócios da empresa e 6a geração de produtores de vinho do Rhône, comentou em nota que queria cumprimentar a família Michelas pelo excelente trabalho feito ao longo dos anos (a Michelas St Jemms foi fundada em 1961) e explicou que foi nesses vinhedos que outro sócio da empresa, Alexandre Caso, começou sua carreia como agrônomo nos anos 1990: "Os vinhedos vem sendo tão bem cuidados, com trabalho preciso e meticuloso. E esses são valores que são muito importantes para nossa empresa e que vamos seguir com respeito", afirmou Jaboulet.
ADEGA já degustou alguns dos vinhos da Maison & Domaines Les Alexandrins, veja abaixo: