Descubra em nossa lista o melhor vinho argentino com valores até 100 reais!
por Sílvia Mascella
Todos temos um vizinho querido, um vizinho festeiro, um vizinho solitário, um vizinho sempre disposto a ajudar, um vizinho problema. O Brasil, provavelmente, tem todos eles. Mas a Argentina é o nosso vizinho do vinho, do tango, das pistas de sky, dos alfajores, do churrasco, da atmosfera européia bem distante da Europa. E sem esquecer, nosso eterno rival dos gramados de futebol.
Da Argentina chegam vinhos que nos encantam e mesmo com muita oferta, ainda há centenas de garrafas para conhecer. Por isso preparamos uma lista com vinhos argentinos que custam até 100 reais. Tem vários Malbec, é claro. Mas tem muito mais, para seguirmos conhecendo o potencial desse grande país viticultor e, quem sabe, convidarmos o vizinho legal para dividir umas taças.
LEIA TAMBÉM: Os vinhos da Patagônia argentina e suas particularidades
A Argentina divide suas regiões de cultivo de videiras e produção de vinhos em três grandes áreas: o Norte, onde estão as áreas de Jujuy, Salta, Tucumán e Catarmarca; Cuyo onde se localizam as grandes zonas produtoras de La Rioja, San Juan e Mendoza e a Patagônia/Região Atlântica, onde ficam as zonas de La Pampa, Neuquén, Río Negro, Chubut e Buenos Aires. Como o país é grande, as regiões têm muitas diferenças entre si, seja pela temperatura, pela altitude ou pela presença da Cordilheira dos Andes, que exerce uma influência vital nos vinhedos de Mendoza, especialmente com as águas de degelo utilizadas na irrigação.
Vale saber que quase 60% dos vinhedos no país são de uvas tintas, sendo que as mais cultivadas são a Bonarda, Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Pinot Noir e Syrah. Entre as uvas brancas a Chardonnay, Torrontés e Sauvignon Blanc estão entre as encontradas com mais frequência nos vinhedos, mas também existem variedades menos conhecidas no Brasil como a Semillón, Pinot Grigio e Chenin. Veja abaixo a lista com os melhores vinhos Argentinos degustados por ADEGA com valores até 100 reais quando pesquisados.