Polícia investiga o roubo de Riesling e Sauvignon Blanc em Rheinhessen, Alemanha, que deixou dois produtores sem colheita em 8.000 m² de vinhedos

por Redação
A polícia da região vinícola de Rheinhessen, na Alemanha, investiga o roubo de uvas que afetou dois produtores no distrito de Gundheim. Segundo informações oficiais, quase toda a área madura de Riesling e Sauvignon Blanc em 8.000 metros quadrados de vinhedos desapareceu entre os dias 6 e 14 de setembro.
Os viticultores descobriram o crime ao iniciarem a colheita e perceberem que as parcelas já haviam sido colhidas. A polícia de Worms descreveu o furto como uma ação “profissional” e afirmou que os responsáveis precisaram utilizar veículos de grande porte ou múltiplos meios de transporte para retirar a carga. As perdas econômicas foram estimadas em vários milhares de euros.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Casos semelhantes já foram registrados em outras regiões vinícolas. Em 2024, produtores da região de Jura, na França, também denunciaram o desaparecimento de uvas prontas para a colheita. Segundo a emissora francesa TF1 Info, nas últimas semanas, episódios foram relatados em Borgonha e Champagne. Alguns viticultores da Champagne formaram grupos para vigiar as videiras durante a noite, além das patrulhas já realizadas pela Gendarmerie local.
LEIA TAMBÉM: O vinho no lugar da cocaína: o novo negócio do crime organizado no Brasil
Na Borgonha, dois produtores de Meursault afirmaram que parte de suas uvas de 2025 havia desaparecido. O Domaine Vincent Latour publicou fotos nas redes sociais no final de agosto, registrando a perda de aproximadamente 2,8 toneladas de Chardonnay, o que equivaleria a 1.200 garrafas. “Quando chegamos para colher nossa parcela [de vinhas] e ela já havia sido colhida”, escreveu Cécile Latour ao canal France 3. A vinícola inicialmente acreditou em engano, mas agora considera o episódio um roubo.
Outros casos se revelaram erros de localização. Em Pommard, uma propriedade relatou furto, mas descobriu depois que um vizinho havia colhido equivocadamente uma parcela devido a falha de GPS. A troca amigável de uvas resolveu o incidente.
Na Alemanha, a polícia de Worms pediu que testemunhas entrem em contato com a delegacia de Alzey para auxiliar nas investigações