Escola do Vinho

Suas garrafas estão criando mofo na adega. Mas será que ele faz mal aos vinho?


 

 

Mofo na adega e na rolha dos vinhos? Não se preocupe, eles estão envelhecendo com saúde. As boas adegas são construídas para ter níveis de umidade mais elevados, a fim de evitar que as rolhas sequem, mesmo estando as garrafas na posição horizontal.

Para garantir que a rolha não seque e permita a entrada do oxigênio prejudicial, a umidade em uma adega deve estar entre 50% e 80%. E embora esses altos níveis de umidade sejam benéficos para as rolhas, eles são igualmente úteis para atrair os esporos.

LEIA MAIS

» Você sabe por que as bolhas do champagne sobem do fundo da taça?

» Estrelas do Brasil produz alguns dos espumantes mais originais do país

 

O mofo está ao nosso redor o tempo todo, atraído pela umidade. O mesmo ocorre nas adegas, e todos os colecionadores vão experimentá-lo em algum momento.

Mas o mofo é realmente uma coisa ruim? Todas as antigas caves de vinho francesas estão carregadas de mofo, o que contribui para seu charme e senso de história. O mofo visível adiciona um pouco de caráter e pode indicar uma garrafa de vinho que amadureceu com a idade adequada.

 

 

Muitas fotos que você vê de uma garrafa antiga de Grand Cru Classé terão um rótulo irreconhecível devido ao mofo causado pelos anos de envelhecimento. No entanto, ninguém sente que o vinho em si está arruinado por um rótulo gasto.

É claro que, se os esporos do mofo ficarem sem vigilância por longos períodos, eles podem se espalhar, e o que antes era encantador pode se tornar desagradável. A melhor coisa a se fazer é ficar de olho nos primeiros sinais de mofo e fazer a leitura do nível de umidade na adega.

 

 

Se a umidade for superior a 80%, você pode usar um desumidificador, ou colocar algumas esponjas secas na adega para absorver o excesso de umidade. Os pacotinhos de sílica, como aqueles encontrados em roupas ou sacos de alimentos desidratados, também podem funcionar. Existem ainda sprays para remoção de mofo disponíveis, mas certifique-se de remover as garrafas de sua adega antes de usar.

Em qualquer caso, não deixe o mofo em sua adega fazer você temer pelo suco na garrafa. A menos que a rolha tenha sido afetada e saia do gargalo, o vinho será tão bom quanto o enólogo pretendia.

 
 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

 

Da redação

Publicado em 10 de Agosto de 2020 às 18:00


Notícias