Perfil

Templo riojano, conheça a arquitetura da Bodegas Olarra

O prédio da vinícola foi projetado para reverenciar o vinho

por Arnaldo Grizzo

Vista aérea da Bodega Olarra

O edifício com formato singular da Bodegas Olarra, em Logroño, coração da região de Rioja, na Espanha, foi projetado pelo arquiteto Juan AntonioRidruejo em 1973 e, desde então, é considerado um tratado de arquitetura aplicado ao processo de elaboração do vinho. Seu elemento mais emblemático, por exemploo teto que coroa a sala de barricas, composta por 111 cúpulas hexagonais, é organizado dessa maneira para evitar mudanças repentinas de temperatura.

O prédio monumentalé distribuído em três grandes naves em forma de Y articuladas em torno de um espaço central hexagonal, como um átrio que, juntamente coma espetacular sala com capacidade para 27.000 barriscompõe umamaravilha arquitetônica. No anos 1970Olarrainovou na concepção das construções das vinícolas locais, influenciando diversas, tanto no que tange o design vanguardista quanto na funcionalidade.

Detalhes

Em 2007, o grupo IA+B ArkitekturaTaldea(dos arquitetos IñakiAurrekoetxeae Alex Laskurainfoi chamado para projetar um centro de visitantes dentro do átrio do edifício. Assim, projeto incluiu um espaço para uma loja, uma área de degustação e um grande local para exposições. Uma escada localizada no eixo da intervenção conecta o piso de acesso ao piso superior através da configuração de volumes de vidro com tons suaves que evocam as cores do vinho e dão ao conjunto uma luz única. Enquanto isso, no piso superior, há um local para degustação de vinhos, uma sala de conferências e vários espaços para escritórios e reuniões, todos organizados em torno dos volumes de vidro.

Sala de degustações da vinícola

Essa estrutura metálica de formas cúbicas é vidrada com cores avermelhadas em vários tons que evocam o vinho e envolvem o visitante. Materiais como madeira e vidro, somados à luz natural, complementam o concreto para criar um espaço singularmisturando arte, cultura, tradição e modernidade.

O grupo Bodegas Olarra possui ainda outras propriedades, como a Bodegas Ondarre (em Viana, também na região de Rioja) e a Bodegas y Viñedos Casa del Valle (na região de Castilla La Mancha). Mas, graças à arquitetura única, seu prédio de Logroño é conhecido popularmente como “La Catedral del Rioja”.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas