Vinho - 26.Jul - Histórico

Vinho do "Julgamento de Paris" é leiloado por mais de 11 mil dólares

por Redação

decanter.com

Uma das poucas garrafas Chardonay 1973 remanescentes da antiga adega do Château Montelena foi leiloada por exatos 11.325 doláres. O dinheiro foi destinado à organização haitiana Friends of Orphans.

A bebida é conhecida por ter colocado a Califórnia no mapa do mundo do vinho, no histórico Julgamento de Paris, em 1976. O chardonnay foi capaz de superar diversos brancos franceses, inclusive de Borgonha, em uma degustação na capital da França.

O comprador da relíquia foi o engenheiro de softwares britânico, Jason Corcoran. A garrafa irá completar a sua coleção com todos os 20 vinhos que fizeram parte do "julgamento".

"Eu vi o filme Bottle Shock e pensei que seria divertido reunir todos os vinhos da degustação", disse Corcoran, se referindo à obra dirigida por Randall Miller. O britânico também afirmou ter concordado com o preço que pagou pelo vinho. "O Château Montelena era o último da minha coleção, eu o havia procurado por três meses até que o encontrei a venda. Estava disposto a pagar um preço justo", completou.

Para George Taber, o jornalista que cobriu a prova na capital francesa para a revista norte-americana TIME, o vinho comprado por Corcoran é uma homenagem eterna a seu criador, Mike Grigrich. "Os lábios do sortudo comprador estarão tocando em um vinho histórico", disse ele. No entanto, Corcoran não tem planos de beber o vinho: "em um mundo ideal, eu teria dois Château Montelena, um para guardar e outro para beber", disse ele.

ESPECIAL:A outra terra da Malbec - Cahors tenta provar que a Malbec francesa merece tanto crédito quanto a irmã mais nova, porém mais famosa, argentina

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Região da Espanha aprova denominação para icewine

+ Fundador da Academia de Vinhos da Espanha sai da lista de fugitivos da Interpol

+ Otimistas, produtores de Champagne prevêem aumento nas vendas

+ Atletas e celebridades participam de "lançamento de rolha à distância"

+ Empresa cria garrafa de vinho para o mundo dos negócios

palavras chave

Notícias relacionadas