Bebida tem forte ligação com a França e tem ganhado cada vez mais adeptos
por Redação
Com uma forte ligação à região francesa de Provence, o vinho rosé tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo nos últimos anos, graças à alta de fatores como frescor e acidez. A bebida também tem a vantagem de ser fácil de beber e versátil, com características intermediárias àquelas encontradas em brancos e tintos.
De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), a produção mundial da bebida aumentou 25% em 20 anos (de 2001 a 2021), respondendo, atualmente, por quase 10% da oferta. A França segue como duplo destaque – produtivo e consumidor – e concentra quase ⅓ da demanda global desse tipo de vinho.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Assim como sugere o nome, o rosé tem uma tonalidade rosada, entre tons alaranjados e púrpuras, e são elaborados a partir de uvas brancas e tintas. Dentre as mais usadas estão: Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Merlot. Características como aroma e nível de tanino são definidos ao longo do processo de vinificação.
Apesar da produção estar concentrada em países do hemisfério norte, o Brasil também tem excelentes rótulos – e a lista de hoje está aqui para provar isso, trazendo só aqueles que alcançaram 90 pontos ou mais, ao serem degustados por especialistas. Como tradicionalmente acontece, a produção nacional se concentra no Sul do país.
LEIA TAMBÉM: Dez dicas de harmonização de vinhos rosé
+lidas
Petrus: o segredo do vinho lendário que todo Merlot gostaria de ser
10 vinícolas que você deve conhecer na Itália
Container que transportou vinhos vira vinoteca em Campos do Jordão
Confira lista com os melhores espumantes brasileiros até R$ 150
Vinho rosé: lista traz os melhores do Brasil acima de 90 pontos