Dado está dentre os destaques do primeiro relatório de sustentabilidade da WineGB
por Redação
Quase metade (43%) da área plantada com videiras no Reino Unido – o equivalente a 1.791 hectares – é alcançada pelo Sustainable Wines of Great Britain (SWGB), um sistema de produção sustentável. O dado está no primeiro Relatório de Impacto de Sustentabilidade da WineGB, divulgado no final de outubro deste ano (2024).
De acordo com a associação, o esquema foi estabelecido há quatro anos, com o objetivo de medir as práticas sustentáveis em vinhedos e vinícolas na região. Além de reduzir as emissões de carbono, espera-se melhorar as ações de cunho ambiental, social e de governança, comumente representadas pela sigla ESG (Environmental, Social and Governance).
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Dentre os destaques do relatório estão:
O relatório também mostra que 86% dos vinhedos pesquisados contratam trabalhadores sazonais, e que o setor deve gerar cerca de 30 mil empregos no Reino Unido, até 2040. Já o principal desafio diz respeito ao financiamento público, pois menos de ⅕ dos entrevistados solicitaram e receberam tal apoio.
LEIA TAMBÉM: Como a Nova Zelândia planeja reduzir emissões na produção de vinhos
De acordo com a CEO Nicola Bates, um dos objetivos da WineGB é garantir que o fundo de sustentabilidade do governo seja acessível. “Os incentivos precisam corresponder às pressões ambientais e financeiras que a nossa indústria enfrenta, garantindo que a viticultura e a vinificação sejam incluídas em qualquer esquema de suporte agrícola”, defendeu.
Presidente da organização, Sam Linter ressaltou o progresso feito desde 2020 com o Sustainable Wines of Great Britain, mas admitiu ter um longo caminho pela frente. “As descobertas desse relatório permitirão que nos tornemos coletivamente mais sustentáveis. Apesar dos avanços, nós estamos apenas no início dessa jornada”, afirmou.